Maceió

Geólogo diz nunca ter visto nada parecido no Brasil como no bairro do Pinheiro

Cerca de 500 imóveis estão na área de risco do bairro e metade dos moradores já foram retirados

Por 7Segundos 16/01/2019 11h11
Geólogo diz nunca ter visto nada parecido no Brasil como no bairro do Pinheiro
O geólogo, Jorge Pimentel, disse que a situação no bairro é complexa - Foto: Reprodução/Instagram

Reunidos na Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá, na manhã desta quarta-feira (16), geólogos e especialistas em solos que atuam na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Ministério de Minas e Energia e especialistas ligados à Defesa Civil Estadual e Municipal, apresentaram aos moradores as ações realizadas a fim de esclarecer as causas das rachaduras no bairro do Pinheiro.

O caso das rachaduras nos imóveis e ruas que apareceram no bairro, ainda é considerado um mistério para os órgãos e tem consequências maiores que a população não imaginava. Segundo informou a Defesa Civil, cerca de 500 imóveis estão na área vermelha de risco e a metade dos moradores que moram nessa região foi retirada.

O geólogo Jorge Pimentel, da CPRM, explicou que a sondagem de solo precisa chegar a cerca de 900 metros de profundidade, mas até o momento eles não conseguiram ultrapassar dos 30 metros. Uma das dificuldades para o avanço do trabalho, são as rochas encontradas nas profundezas

Jorge Pimentel disse ainda que seis poços subterrâneos de monitoramento aquífero, serão perfurados e que a empresa responsável pelos trabalhos será contratada. Esse estudo deve durar de janeiro até abril.

O pesquisador deixou claro que a situação do Pinheiro, em Maceió, apresentou uma certa complexidade e disse nunca ter visto isso no país.

“Dos 1.638 municípios que já sondamos no Brasil, nunca vimos nada parecido com o que estamos trabalhando no Pinheiro”, disse ele.

O relatório final com as possíveis causas tem previsão inicial de ser divulgado em junho deste ano.

Além dos representantes dos órgãos, foram convidados integrantes do Núcleo de Defesa Civil Comunitária do Pinheiro (Nudec), uma comissão com representantes do movimento SOS Pinheiro e integrantes de três associações comunitárias regulamentadas, que protocolaram ofício solicitando a participação no encontro.