Segurança

Guarda Municipal de Maceió poderá atuar armada nas próximas semanas

Cidade com guarda armada reduz mais homicídios, aponta estudo da Fundação Getúlio Vargas

Por Marcos Filipe Sousa 18/01/2019 16h04
Guarda Municipal de Maceió poderá atuar armada nas próximas semanas
Guarda Municipal de Maceió será a primeira de Alagoas armada - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com o decreto assinado no início da semana pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) da ampliação para a posse de armas, surgiram diversas pesquisas sobre o tema. E uma delas envolve a lei que permite o uso de armamento pelas guardas municipais. Desde do ano passado a Guarda Municipal da capital iniciou este processo, e segundo a Prefeitura de Maceió nas próximas semanas, isso já será uma realidade.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informou que a primeira turma, formada por 30 agentes, já deve receber o porte de arma, dado pela Polícia Federal (PF), nas próximas semanas.

Uma outra turma, composta por 170 agentes, também concluiu o curso e a documentação está em tramitação. Mais 44 agentes estão em formação com conclusão prevista para o dia 22 de março. A Guarda Municipal da capital será a primeira a receber o porte de arma em Alagoas.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) 4.882 cidades brasileiras possuem guarda municipal, e 10% adotaram o porte de armas. Somando todas essas cidades que armaram suas guardas, a taxa de assassinatos caiu de 71,68% em 2002 para 40,15%.