Cidades

Servidores da Eletrobras Alagoas aguardam com apreensão demissões

Sindicato dos Urbanitários acredita que empresa vencedora do leilão deverá apresentar proposta

Por Marcos Filipe Sousa 19/01/2019 08h08
Servidores da Eletrobras Alagoas aguardam com apreensão demissões
Eletrobras - Foto: Divulgação

Esta semana, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., informou que a estatal irá entrar em um novo plano de demissões voluntárias no final deste mês. A medida não afeta os servidores de Alagoas, mas o Sindicato dos Urbanitários acredita que a empresa vencedora do leilão deverá apresentar uma proposta parecida.

De acordo com Vicente Oliveira, membro da diretoria, o plano apresentado esta semana não atinge aos servidores locais que ainda estão ligados a Companhia Energética de Alagoas (Ceal). “A expectativa é que a Equatorial realize também algo parecido, mas ainda não é nada concreto”, disse.

Oliveira também confirmou uma existe uma PEC, elaborada pelo então deputado Ronaldo Medeiros, de um reaproveitamento dos servidores em órgãos estaduais.

Medeiros não conseguiu se reeleger, mas o sindicato está lutando para um dos deputados que assumirão em fevereiro abrace a causa.

A Equatorial Energia S.A. saiu vencedora do leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), última das seis distribuidoras da Eletrobras colocadas à venda em 2018, realizado no dia 28 de dezembro do ano passado, na B3, a antiga Bolsa de Valores de São Paulo.

A proposta da Equatorial foi a única apresentada pela Ceal. A empresa vencedora se comprometeu a fazer um aporte de cerca de R$ 545 milhões na distribuidora.

A Ceal atende 102 municípios alagoanos e 1,045 milhão de consumidores.