Saúde

Começa transplante de coração em alagoana que adquiriu doença durante parto

Doador foi um homem de 31 anos, vítima de AVC, cuja família autorizou o procedimento

Por Assessoria 22/01/2019 13h01
Começa transplante de coração em alagoana que adquiriu doença durante parto
Cirurgião cardíaco José Wanderley Neto realiza transplante na Santa Casa de Maceió - Foto: Divulgação/Santa Casa de Maceió

O centro cirúrgico da Santa Casa de Maceió está sendo palco neste instante de mais um transplante de coração em Alagoas. Ana Karolina Gama de Moraes Correia, 29 anos, portadora de miocardiopatia periparto (doença autoimune adquirida durante o parto) está recebendo o coração de um homem de 31 anos, vítima de acidente vascular cerebral.

Segundo o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, o procedimento deve durar cinco horas e envolveu 80 pessoas, incluindo a equipe da Central de Transplante e da Santa Casa de Maceió.

“O transplante de coração envolve um profundo conhecimento técnico sobre o assunto, o comprometimento dos profissionais envolvidos e uma estrutura hospitalar à altura. Agora, sem o gesto da família em autorizar o procedimento simplesmente não existe transplante”, acrescentou o especialista, alertando que metade das pessoas que estão a lista de espera acabam morrendo por falta de doador.

A própria paciente que está sendo beneficiada agora com o transplante estava sobrevivendo graças a um equipamento de assistência mecânica circulatória. Com expectativa de vida de mais um ano, ao longo dos últimos meses quatro doadores já haviam mostrado compatibilidade, mas as famílias não autorizaram o transplante.