Geral

Novo Sistema de Laudos do IML Maceió permite emissão imediata de resultados

Resultados que antes levavam dias para ser emitidos, agora serão entregues em poucos minutos

Por Agência Alagoas 24/01/2019 08h08
Novo Sistema de Laudos do IML Maceió permite emissão imediata de resultados
IML de Maceió - Foto: Assessoria

Os alagoanos que precisarem do Instituto Médico Legal de Maceió (IML) em breve poderão receber os laudos, que antes levavam dias para ser emitidos, poucos minutos após a realização do exame. É que está pronto o Sistema de Laudos do IML, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) para a Perícia Oficial de Alagoas. O sistema comporta os exames de lesão corporal, cautelar, conjunção carnal, ato libidinoso, dentre outros. A equipe do IML passará por treinamento para utilizar a tecnologia a partir da semana que vem.

“Primeiro nós desenvolvemos o Sistema, deixamos pronto. Depois, realizamos algumas integrações necessárias com outros sistemas em parceria com a Perícia Oficial, para que pudéssemos importar os dados do paciente cadastrado nestes sistemas para o Sistema de Laudos do IML e não haver duplicidade de cadastros. Finalizada essa parte, agora o Sistema está pronto para uso” explicou o analista desenvolvedor do Itec Gil Rebelo.

“É um grande avanço, pois havia um tempo maior de espera para confecção dos laudos e agora esse documento será entregue minutos após a realização do exame. Além disso, o software permite que tenhamos estatísticas de atendimento, de quantidade, são muitos ganhos. O Itec abraçou a ideia e na próxima semana já vamos iniciar o treinamento com alguns funcionários para familiarização com a nova tecnologia”, disse o médico legista e chefe Especial do IML Maceió Fernando Marcelo de Paula.

Com a entrega do Sistema de Laudos, o Itec e o IML agora estudam outras melhorias para a Perícia Oficial.

“Nessa fase inicial do projeto, visamos basicamente o atendimento de pessoas vivas. Espero a continuidade da nossa parceria com o Itec, pois temos outros projetos para serem executados no IML, como a parte de exames também em cadáveres”, completou o médico legista Felipe Porciúncula, que participou da elaboração de requisitos do Sistema.

Tags: