Brasil

Site do Sisu apresenta nova falha: estudantes acessam inscrições de outros candidatos

Relatos estão sendo feitos nas redes sociais desde o primeiro dia de inscrições

Por O Globo 24/01/2019 11h11
Site do Sisu apresenta nova falha: estudantes acessam inscrições de outros candidatos
Os vestibulandos temem que pessoas má intencionadas modifiquem suas inscrições - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estudantes que tentam uma vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) relataram estar enfrentando mais um problema na hora de fazer suas inscrições: ao acessaram o site do sistema com seus dados, acabam direcionados para as incrições de outros candidatos.

Nas redes sociais, há relatos de casos como esse desde o início da semana. Os vestibulandos temem que pessoas má intencionadas tenham acesso às opções de cursos deles e que modifiquem suas inscrições.

Morador de Timbaúba, em Pernambuco, Vitor Augusto Cruz, de 18 anos, passou pelo problema. Ela se inscreveu para Ciências Contábeis nas universidades federais de Pernambuco e da Paraíba, mas ao entrar no site do Sisu, viu a inscrição de uma menina que pretende cursar Enfermagem ou Direito na Universidade Federal do Maranhão.

"Minha única reação foi alertar outras pessoas sobre o que estava acontecendo, para que eles prestassem atenção se não estavam logados na conta de outra pessoa ou se suas escolhas de cursos não foram canceladas ou trocadas", relatou.

Vitor terminou o ensino médio em 2017 e também tentou uma vaga no ensino superior em 2018. Segundo ele, há um ano não enfrentou nenhum problema como esse.

Ao realizar uma pesquisa no Twitter sobre o assunto é possível conferir internautas relatando que passaram pelo mesmo problema em edições anteriores do Sisu, como nos anos de 2018, 2013 e 2011.

A estudante Maria Laura Morais, de 22 anos, também passou por problema semelhante. Moradora de Juiz de Fora, em Minas Gerais, a jovem se inscreveu para os cursos de História da Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No entanto, ao entrar no site do Sisu na noite desta quarta-feira para verificar as notas de corte, ela foi direcionada ao perfil de uma candidata que sequer havia se inscrito.

"Como não havia inscrição em qualquer curso e eu ainda não tinha logado, pensei inicialmente que seria algum tipo de página "demonstrativa", que teria aparecido por falha do sistema. Mas aí percebi que tinha o nome de uma outra pessoa, Eloisa, com número de inscrição diferente do meu. A primeira reação foi de espanto, não consegui entender como aquilo foi possível", contou. 

Procurada, a assessoria do Ministério da Educação (MEC), ainda não se pronunciou sobre o caso.

Problemas de acesso no primeiro dia

O primeiro dia de inscrições também foi marcado por problemas de acesso ao site do Sisu. Muitos candidatos se queixaram de não conseguirem abrir a página do participante. Segundo o MEC, os problemas na página decorreram do grande volume de acessos:

"O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje (terça-feira) picos de até 350 mil acessos simultâneos", disse o ministério em comunicado.