Cidades

Moradores do Pinheiro devem se cadastrar para receber alertas de emergência no celular

Sistema de Notificação de Alertas da Anatel auxilia Defesa Civil na orientação à população das áreas de risco; veja como se cadastrar

Por Agência Alagoas 25/01/2019 15h03
Moradores do Pinheiro devem se cadastrar para receber alertas de emergência no celular
Para se cadastrar, basta enviar um SMS para 40199 com o número do CEP - Foto: Dárcio Monteiro

Moradores das áreas de risco do bairro do Pinheiro, em Maceió, devem se cadastrar para receber alertas de emergência, por mensagem de celular, sobre a iminência de desastres naturais na região. Gratuito, o Serviço de Notificação de Alertas de Desastres via SMS é uma ferramenta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que dispara mensagens da Defesa Civil Estadual para os celulares cadastrados.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando os CEPs de interesse. Por ser um serviço gratuito, as mensagens são enviadas e recebidas mesmo se o celular estiver sem crédito e sem acesso à internet. “O serviço depende apenas do cadastramento do cidadão com interesse em receber os alertas de emergência”, reforça o gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Aquino.

As mensagens são enviados pela própria Defesa Civil Estadual, com alertas e orientações para a população que esteja em localidades de risco. O objetivo da ferramenta da Anatel é auxiliar os órgãos de Defesa Civil na prevenção e minimização dos impactos causados por desastres naturais.

“É muito importante que a população se cadastre, pois essa é mais uma forma de receber as informações e alertas oficiais sobre a situação do bairro, evitando a desinformação e o pânico causado por boatos em redes sociais, por exemplo”, afirma o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo. 

O coordenador explica que a Anatel e a Defesa Civil vão trabalhar na reativação do envio de mensagens a partir da próxima segunda-feira (28), mas que a população já pode se cadastrar. "O cadastramento está funcionando e, quando necessário, enviaremos mensagens com alertas e orientações à população", completa Moisés Melo. A ferramenta será incluída no Plano de Contingência de Proteção para o bairro do Pinheiro.

Como receber os alertas

A qualquer momento o cidadão pode enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com os CEPs de interesse – um de cada vez, em mensagens separadas. O número do CEP deve ter oito dígitos e pode ser digitado com ou sem hífen ou ponto, como nos exemplos a seguir:

  •             57680357
  •             57680-357
  •             57.680357
  •             57.680-357

O usuário receberá uma resposta também via SMS indicando se o cadastramento foi realizado com sucesso. Em caso positivo, o cidadão receberá a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendacoes de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.

Se o CEP não for informado corretamente (CEP inexistente, menos de 8 dígitos, mais de 8 dígitos, qualquer outro texto, etc.), o celular não será cadastrado e receberá a mensagem a seguir: “Cadastro nao realizado. Formato invalido do CEP. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espacos ou hifens”.

Mais detalhes sobre o serviço podem ser obtidos em:http://www.anatel.gov.br/dados/notificacao-de-alertas