Cultura

Xangô Rezado Alto será celebrado na próxima semana

A celebração é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Por Ascom Fmac 25/01/2019 18h06
Xangô Rezado Alto será celebrado na próxima semana
Xangô Rezado Alto é celebrado em Maceió na próxima sexta (1º). - Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

Em memória ao episódio que ficou popularmente conhecido como Quebra de Xangô, acontece na próxima sexta-feira (1º), a partir das 14h30, no Centro de Maceió, a oitava edição do Xangô Rezado Alto. A celebração é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Neste ano, as apresentações culturais serão iniciadas em um tablado montado na Praça Dom Pedro II com a participação da Orquestra de Tambores, antecedendo o cortejo cultural que irá percorrer as ruas do Centro em direção à Praça dos Martírios, onde o evento será encerrado.

Antes de chegar ao palco montado na Praça dos Martírios, o cortejo cultural irá passar por mais quatro tablados posicionados na Rua do Comércio, prestigiando as apresentações dos grupos Taieiras Alagoanas, Baianas Ganga Zumba, Banda Afro Dendê, Coco Raízes Nordestinas, Banda Afro Zumbi, Banda Afro Afoxé e Companhia de Dança Aiê Orum.

Segundo o diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões, milhares de pessoas devem participar da oitava edição do evento. “O Xangô Rezado Alto é uma das celebrações culturais mais marcantes da nossa cidade. Sem dúvida alguma, uma multidão vestida de branco irá tomar as ruas do Centro em uma celebração emocionante”, contou.

Após o cortejo cultural, quatro grupo farão apresentações na Praça dos Martírios: Afoxé Obá Agodô, Maracatu Raízes da Tradição, Afoxé Odô Iyá, Afoxé Ofá Omim, Afoxé Ojum Omim Omorewá, Samba-de-roda K Posú Betá e Banda Afro Mandela.

Para o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amauricio de Jesus, ao relembrar o Quebra de Xangô a comunidade religiosa de matriz africana reafirma a luta contra a intolerância religiosa em Maceió. “É  a possibilidade de buscar visibilidade para essas comunidades promovendo uma discussão de garantia de respeito e de direito”, destacou.

Os grupos culturais que irão participar da oitava edição do Xangô Rezado Alto foram selecionados por meio de uma chamada publicada lançada pelo Município no fim do ano passado.