Tempo

Após alerta, Defesa Civil monitora volume de chuvas no Pinheiro

Cambona, Bebedouro e Farol estão alagados, mas não há registro de ocorrências de maior gravidade

Por 7Segundos, com assessoria 28/01/2019 08h08
Após alerta, Defesa Civil monitora volume de chuvas no Pinheiro
Há pontos de alagamento na capital, a exemplo dos bairros Pinheiro, Cambona, Bebedouro e Farol - Foto: Cortesia

Após a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Semarh) alertar para o risco de transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro por causa das chuvas fortes, nesta segunda-feira (28), as equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual estão mobilizadas e em monitoramento constante.

A Defesa Civil Estadual informou que se reunirá às 9h com representantes de moradores do bairro do Pinheiro.

Até às 8h, não houve o registro de ocorrências de maior gravidade em Maceió, segundo a Defesa Civil. Há pontos de alagamento na capital, a exemplo dos bairros Pinheiro, Cambona, Bebedouro e Farol.

De acordo com os registros dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos da capital, a chuva já ultrapassou os 100 milímetros no bairro Cambona e segue em maior intensidade em regiões como Chã da Jaqueira (83.8 mm), Trapiche da Barra (79.19 mm), Cruz das Almas (78.16 mm) e Farol (71.77 mm).

Para qualquer ocorrência, a orientação é que a população acione a Defesa Civil de Maceió por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros no 193. As equipes municipais e estatuais da Defesa Civil estão integradas, com alinhamento estratégico para agir em casos de urgência e garantir a segurança da população.

A Sala de Alerta da Semarh emitu o boletim com a previsão de chuva para regiões de Alagoas. Segundo as informações do órgão, as precipitações devem ser de nível moderado a forte, podendo ultrapassar os 50 mm até o final do dia.

Confira o boletim na íntegra:

A formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas, provocará pancadas de chuva de intensidade moderada à forte nas regiões do Litoral (atenção especial à região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata durante esta segunda-feira (28/01/2019). O volume de chuva registrado até o momento e a continuidade da mesma pode ultrapassar os 50 mm/dia e causar transtornos na região vulnerável do bairro do Pinheiro.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.