Geral

[Vídeo] Contra aborto, Damares suja mãos de ‘sangue’

Um vídeo feito há seis anos por Damares Alves, ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, foi revelado nesta semana.

Por ISTOÉ 28/01/2019 15h03
[Vídeo] Contra aborto, Damares suja mãos de ‘sangue’
Contra aborto, Damares suja mãos de ‘sangue’ - Foto: Reprodução

Um vídeo feito há seis anos por Damares Alves, ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, foi revelado nesta semana. Nas imagens, ela aparece com as mãos ensanguentadas, como parte da campanha “Não quero sangue inocente em minhas mãos!”, criada para pressionar a então presidente Dilma Rousseff. As informações são do jornal O Globo.

No vídeo divulgado, Damares aparece de camiseta branca e com as mãos sujas de tinta vermelha, representando sangue. Ela ainda passa as mãos na roupa, que também ficam sujas de vermelho. A campanha foi publicada no Facebook em 2013 e, no texto, dizia que “o Brasil está a um passo da legalização do aborto” e ainda pedia o veto de Dilma: “Urge a sua manifestação de forma contundente para que o chefe desta nação vete todos os artigos desta infame artimanha que põe em risco o direito mais elementar do ser humano: a vida”.

A atual ministra foi contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar 3/2013, que determina o atendimento obrigatório imediato a vítimas de violência sexual no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre várias medidas, o projeto incluía a “profilaxia da gravidez”, como a distribuição de pílula do dia seguinte, além de informações sobre serviços e apoio psicológico.

Veja o vídeo: