Viral

Comidas retrô: uma mordida e uma volta ao tempo

Por Tudo Gostoso 30/01/2019 17h05
Comidas retrô: uma mordida e uma volta ao tempo
Comidas estão voltando - Foto: TudoGostoso

Você também ama comidas e bebidas que te transportam para outro lugar ou tempo, mesmo que você não tenha efetivamente vivido aquelas experiências? Pensando nessa sensação tão adorada pelos gourmands, separei 3 delícias - de bebida à sobremesa - que lembram a ida às lanchonetes nas década de 1980 e 1990, e que vão fazer qualquer um que viveu à época ficar tão nostálgico quanto com água na boca. E aos que não viveram, que tal se arriscar em casa? Confira algumas comidas retrô!

Vitamina

Substituída pelos milk-shakes ianques nas lanchonetes atuais, a clássica vitamina de leite com frutas era presença obrigatória nos cardápios. A clássica com banana, maçã e mamão era com certeza a mais querida de todas, e tomar uma vitamina na lanchonete da cidade no fim de semana era quase um evento social, sobretudo no interior. Com o passar dos anos, a bebida virou protagonista do desjejum e ganhou uma infinidade de cereais, leites magros e vegetais, entre outros ingredientes. No TudoGostoso, você ainda encontra receitas diversas do tradicional leite gelado batido com frutas para fazer quando quiser!

Misto-quente

Para comer, misto-quente! Esse mesmo, aquele singelo lanchinho preparado em casa, na sanduicheira ou no tão retrô quanto o próprio lanche: o ?tostex?. O sanduíche que já recebeu (e ainda recebe) diversas releituras ao redor do país, principalmente nas cafeterias e bistrôs mais requintados, era estrela nas lanchonetes poucas décadas atrás, ainda que feito da forma mais simples possível. O sabor devia ser outro, fala a verdade! Quer sair da mesmice e variar o clássico que virou pedida corriqueira no café da manhã diário? Aprenda a fazer esse misto-quente especial de forno e surpreenda toda a família!

No quesito sobremesa, é impossível escolher uma só! Isso porque tanto o sundae quanto a banana split, apesar de invenções norte-americanas, são duas maravilhas que não podiam faltar nas tais lanchonetes retrô desse país tropical. Nessas, descobri que a banana split - que leva banana, bolas de sorvete, chantili, cobertura e castanhas -, também é considerada um tipo de sundae pela pátria criadora. Afinal, o sundae em si leva os mesmos ingredientes, exceto pela fruta que dá nome ao doce irmão, com a diferença de ser servido na taça, podendo ser coberto com chantili ou não. Dá pra não amar essas perdições?