Segurança

Secretário de Ressocialização é eleito membro da Presidência do Consej

Marcos Sérgio foi eleito como secretário da presidência do Conselho

Por Assessoria 01/02/2019 09h09
Secretário de Ressocialização é eleito membro da Presidência do Consej
Conselho traça metas e planeja ações para o sistema prisional do país - Foto: Joenne Mesquita

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, foi eleito na quinta-feira (31), o novo secretário da presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej), responsável por traçar as metas e o planejamento para o sistema prisional nacional. A reunião aconteceu no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Para o Secretário, participar da presidência do Conselho é uma forma de compartilhar os conhecimento adquirido em mais de 10 anos de atuação na gestão do sistema penitenciário alagoano. "É uma honra participar desta gestão. Espero contribuir de forma proativa para a melhoria no sistema penitenciário não só em Alagoas, mas em todo o país", afirmou Freitas.

A nova presidência eleita do Consej para o biênio 2019-2020 tem como presidente Pedro Eurico de Barros, secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco; vice-presidente Leandro Antônio Soares, secretário de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, e como secretário Marcos Sérgio de Freitas, secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas.

Reunião do Consej

'Melhorias para sistema prisional" foi o tema abordado na 11° reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej), que contou com a participação do secretário de Ressocialização e Inclusão, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, que participou da discussão sobre as novas metas e estratégia para a área. O encontro acontece no Ministério da Justiça e Segurança Pública e contou na abertura com a presença do ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Mouro, além dos secretários representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), já é referência na área de ressocialização e reintegração social, e por meio dos convênios firmados junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que é responsável pelo fomento de políticas penitenciárias, especialmente por meio da celebração de contratos de repasse, convênios e doações às unidades federativas, vem avançando na gestão do sistema penitenciário.

Segundo o diretor-geral do Depen, Fabiano Bordignon, a reunião do Consej é uma forma de comunicação eficaz entre os estados. "A troca de informações e o planejamento são estratégias para o sucesso das políticas penitenciárias no âmbito dos estados", afirmou.

O secretário Marcos Sérgio falou sobre a importância da reunião para o sistema prisional alagoano. "Esta reunião é fundamental, pois ela trilha a forma de atuação do sistema prisional no país para os próximos quatro anos. Este encontro é essencial para que os estados possam compartilhar experiências e buscar soluções de forma conjunta", frisou Freitas.

As reuniões do Consej têm previsão de ocorrer a cada três meses e tem o objetivo de promover o diálogo entre os entes federativos, importante ferramenta para as melhorias nos serviços penitenciários.