Polícia

Polícia prende organização criminosa que há 10 anos aplicava golpes

Seis pessoas foram presas por equipes da DEIC coordenada pelo delegado Thiago Prado

Por Assessoria 01/02/2019 09h09
Polícia prende organização criminosa que há 10 anos aplicava golpes
O delegado estima que centenas de pessoas foram vítimas dessa quadrilha já que eles atuavam há 10 anos - Foto: Cortesia/ PC

Na manhã desta sexta-feira (1º), foi desencadeada a operação “Fake Cards”, com o objetivo de prender uma organização criminosa (ORCRIM) especializada em estelionato. De acordo com o delegado Thiago Prado, que coordenou a operação, o grupo agia ligando para as vítimas, alegando que era de uma operadora de cartão de crédito e informava que estava efetuando a troca do cartão do cliente e que em função disso seria enviado um novo para sua residência.

Nesse momento os criminosos solicitavam que as vítimas atualizassem a senha e elas acabavam informando os dígitos. Esse contato inicial era feito pelo próprio líder do grupo. Em seguida, outro membro do grupo ia na casa da vítima, entregava um cartão falso dentro de um envelope e recebia o cartão de crédito da pessoa

Para consumar o crime, os integrantes do grupo rapidamente se dirigiam para grandes lokas da cidade, efetuando compras de aparelhos celulares. Por fim, todos os smartphones eram repassados para membro da quadrilha que vendia os aparelhos e repartiam o valor com os criminosos.

O delegado Thiago Prado estima que centenas de pessoas foram vítimas dessa quadrilha, uma vez que o líder do grupo Miguel Alves Neto, 44 anos, afirmou que cometia esse golpe há 10 anos.

Além de Miguel também foram presos, Vanilda Guerra Lima, 43 anos, Paulo Ferreira da Silva Filho, 27, Eliel Nascimento Silva, 29, Maria das Graças Fernandes Leal, 32, e José Ferreira da SIlva, conhecido como “Matuto”, 33.