Brasil

Mais de 39 mil caixas de som falsas são apreendidas pela Receita Federal

Carregamento foi interceptado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo

Por G1 05/02/2019 09h09
Mais de 39 mil caixas de som falsas são apreendidas pela Receita Federal
Produtos, provenientes da China, não foram reconhecidos pelo dono da marca - Foto: Divulgação/Receita Federal

Ao menos 39.174 caixas de som falsificadas foram apreendidas pela Alfândega do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, informou a Receita Federal nesta terça-feira (5). Os produtos, provenientes da China, estão avaliados em R$ 3.969.332 e seriam destinados ao comércio popular na capital paulista.

A conclusão da apreensão ocorreu depois que a equipe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) terminou de analisar o conteúdo armazenado em dois contêineres. O carregamento chegou ao país em agosto de 2018 e é procedente do porto de Shekou, na República Popular da China.

Segundo a Receita Federal, a seleção da carga ocorreu por análise de risco. A suspeita recaía ao importador que, ainda no último ano, teve outro carregamento de caixas de som de tamanhos diversos avaliado em R$ 6.130.532 apreendido pelo Fisco, que constatou a falsificação do produto.

Os equipamentos estampavam a marca JBL, que foi acionado pela Receita Federal para apresentar eventual laudo de autenticidade conforme estabelece a Lei de Propriedade Industrial. Entretanto, a empresa atestou que o carregamento interceptado pelo Fisco em Santos não era legítimo.

A suspeita da Receita Federal é que o carregamento serviria para abastecer o comércio da região central de São Paulo, além de outras localidades. Os titulares da empresa importadora, ainda segundo o Fisco, foram denunciados para o Ministério Público Federal (MPF).