Infraestrutura

Prefeito recebe diretrizes do CAF para o Revitaliza Maceió

O contrato de empréstimo no valor de US$ 70 milhões entre o CAF e o Município foi assinado em dezembro de 2018.

Por Secom Maceió 05/02/2019 19h07
Prefeito recebe diretrizes do CAF para o Revitaliza Maceió
Prefeito recebe diretrizes do CAF para o Revitaliza Maceió - Foto: Secom/Maceió

O prefeito Rui Palmeira recebeu, nesta terça-feira (05), uma delegação do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para orientações sobre a execução das obras do Programa Revitaliza Maceió. O encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Economia (Semec), aconteceu na fase de revisão de projeto, que antecede o processo de licitação.

O gestor avalia que é um passo importante para Maceió receber grandes melhorias de infraestrutura. “Nós vamos ter, a partir de agora, a autorização para a liberação dos recursos. Agora virão as licitações para que a gente possa levar obras fundamentais de saneamento e pavimentação ao Litoral Norte e a diversos pontos da parte alta da cidade, como Clima Bom, Santos Dumont, Gama Lins e Santa Lúcia. Foram quatro anos de luta e esperamos, em breve, já colocar as obras na rua. Será uma melhoria drástica na infraestrutura, porque é o maior programa de investimentos da história de Maceió e vai ser realmente uma mudança na qualidade de vida de milhares de maceioenses”, explicou Rui Palmeira.

A apresentação feita pelos representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina, responsável pelo financiamento, detalhou sobre os pré-requisitos para o investimento.  O prefeito de Maceió acompanhou as orientações sobre prestação de contas, relatórios e exigências sobre a execução das obras e as contratações que o Município vai realizar com recursos garantidos pelo banco. Os cerca de R$ 270 milhões serão utilizados na melhoria da mobilidade, saneamento básico e requalificação urbana da capital.

De acordo com o coordenador executivo do Programa Revitaliza Maceió, Gustavo Novaes, a expectativa é que as obras tenham início após a quadra chuvosa. “Estamos concluindo a revisão dos projetos para dar início ao processo de licitação. Nossa intenção é iniciar essas licitações já no próximo mês e iniciar as obras no final da quadra chuvosa. Então, a nossa estimativa é que a partir de agosto, a gente já possa dar ordem de serviço e iniciarmos algumas obras na cidade de Maceió”, pontuou.

O coordenador também falou do esforço do Município em seguir todas as orientações apresentadas. “Agora é hora de colocar a mão na massa. Temos um prazo de quatro anos para a conclusão de todo o programa e o Município vai, de fato, envidar todos os esforços no sentido de executar essas obras, dentro do prazo contratado com o Banco e atendendo a população de Maceió, o mais rápido possível”, disse Novaes.

Revitaliza Maceió

O objetivo do Programa Revitaliza Maceió é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade. A proposta é ampliar o serviço de esgotamento sanitário, minimizar os efeitos dos lançamentos de esgoto na orla marítima, levar esgotamento sanitário para bairros periféricos e viabilizar obras de pavimentação e mobilidade urbana. As obras irão beneficiar, diretamente, mais da metade da população da capital.

Saiba aqui quais são os projetos contemplados no Programa.