Mundo

Convidado especial de Trump dorme durante discurso do presidente

Chefe da Casa Branca levou para Congresso menino que sofria bullying por ter seu sobrenome

Por O Globo 06/02/2019 13h01
Convidado especial de Trump dorme durante discurso do presidente
O garoto estava do lado da primeira-dama do Estados Unidos, Melania Trump, enquanto tirava um cochilo - Foto: Reprodução/Mandel Ngan - AFP

Convidado especial do presidente americano para o discurso do Estado da União, após relatos de ser alvo de bullying por ter o mesmo sobrenome de Donald Trump, o pequeno Joshua, de 11 anos, voltou aos holofotes. Desta vez, viralizaram fotos em que o garoto dormia durante a fala do chefe da Casa Branca.

Ao lado da sobrevivente de câncer Grace Eline, Joshua Trump sentou-se com a primeira-dama Melania Trump para assistir ao tradicional pronunciamento do presidente no Congresso, que começou por volta de 21h (horário de Washington). O menino ganhou o coração dos internautas ao ser flagrado por fotógrafos com os olhos fechados, a boca levemente aberta e o rosto apoiado sobre a poltrona.

"Joshua Trump realmente representa os Estados Unidos", brincou o internauta Josh Jordan.

Segundo a mãe de Joshua, o menino começou a sofrer bullying de colegas da escola por ter o mesmo sobrenome do presidente.

"Eles praguejam contra ele, o chamam de idiota, estúpido", relatou a mãe, Megan Trump, à rede WPVI em dezembro. "Ele disse que se odeia, que odeia seu sobrenome e se sente triste o tempo todo".

Nas redes sociais, internautas — sobretudo os críticos do presidente republicano — se divertiram com os cliques do garoto. Alguns disseram ser Joshua o "único Trump" que apoiavam e ressaltaram que fariam o mesmo se assistissem ao discurso.

"Seria esta a melhor pessoa com o sobrenome Trump? Muito possível", escreveu Molly Jong-Fast no Twitter.

Houve quem classificasse o garoto como o "Trump mais esperto" e ainda vislumbrasse um futuro de presidente para o menino.

"Bem-vindo à resistência, Joshua Trump", destacou outro usuário na rede social.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, que confirmou a presença do convidado ilustre, o pequeno americano agradeceu o convite ao líder da Casa Branca e a Melania, que tem um projeto social contra o cyberbullying, chamado de "Be Best".

O presidente, a primeira-dama e os 535 membros do Congresso têm permissão para levar convidados ao discurso sobre o Estado da União, durante o qual Trump apresentou os resultados e as metas de seu governo, nesta terça-feira. Além de Joshua, a Casa Branca também convidou Judah Samet, sobrevivente do tiroteio em uma sinagoga de Pittsburgh, que deixou 11 mortos em outubro de 2018; Ashley Evans, que dedica a vida à luta contra os opioides; e os parentes de Gerald e Sharon David, um casal morto por um imigrante clandestino.