Viral

Como um homem matou um puma com as próprias mãos

Ficamos céticos – até que conhecemos os horríveis detalhes da cena do ataque do puma

Por Go Outside 06/02/2019 16h04
Como um homem matou um puma com as próprias mãos
Ferrell explicou que havia dois fatores principais na habilidade do corredor em sobreviver ao ataque: a idade do animal e a preparação do corredor - Foto: Internet/ Ilustração

Na segunda-feira (4), um corredor de trilha no Colorado, nos EUA, foi atacado por um puma, também conhecido como leão da montanha ou onça parda. Enquanto lutava para defender sua vida, o homem conseguiu matar o puma. Foi assim que ele fez isso.

Os relatórios que li nesta manhã foram quase inacreditáveis. Eu tinha ouvido falar de pessoas lutando contra pumas e que sobreviveram a ataques, mas a ideia de alguém conseguir matar o predador com suas próprias mãos? Eu estava cético. Mas aqui está o relatório oficial do Colorado Parks and Wildlife:

“A VÍTIMA DO ATAQUE DESCREVEU OUVIR ALGO ATRÁS DELE NA TRILHA E FOI ATACADA POR UM PUMA QUANDO ELE SE VIROU PARA INVESTIGAR. O ANIMAL ATACOU O CORREDOR, MORDENDO O ROSTO E O PULSO. ELE FOI CAPAZ DE LUTAR E SE LIBERTAR DO PUMA, MATANDO-O EM LEGÍTIMA DEFESA. O CORREDOR SOFREU FERIMENTOS SÉRIOS, MAS NÃO FATAIS, COMO RESULTADO DO ATAQUE.”

“Tivemos alguns relatos falsos sobre ataques de animais que não se mostraram factuais”, disse-me Rebecca Ferrell, uma oficial de informação pública da CPW. “Neste caso, tudo o que o corredor nos disse foi completamente credível. Os ferimentos que ele sofreu, bem como os ferimentos que encontramos no corpo do animal, correspondiam à sua história. Não temos razão para acreditar que qualquer coisa que ele nos tenha dito seja falsa”.

Ferrell explicou que havia dois fatores principais na habilidade do corredor em sobreviver ao ataque: a idade do animal e a preparação do corredor.

“Ainda estamos tentando obter tamanho e peso oficiais através do processo de necropsia”, disse ela. “Isso é complicado para nós neste caso em particular porque os pumas tendem a exibir comportamento canibalístico, e desde o momento em que o homem foi atacado até quando chegamos lá, seu corpo já havia sido comido. Então vários de seus órgãos e entranhas já haviam desaparecido.”

Eles sabem que o animal tinha menos de um ano de idade. A maioria dos pumas nascem entre junho e outubro, o que faria com que este fosse de três a oito meses de idade, de acordo com o CPW. Eles ainda não determinaram o sexo, então isso colocaria esse valor entre 20 e 30 kg.

A juventude do animal ajuda a explicar tanto a capacidade do homem de combatê-lo como o ataque em primeiro lugar. “Há algumas coisas que supomos quando esse tipo de ataque acontece”, disse Ferrell. “Ou é um leão de montanha muito jovem que ainda está aprendendo suas habilidades de caça ou é muito antigo e perdeu suas habilidades.” Neste caso, o muito jovem leão da montanha ainda estava aprendendo a caçar e ainda não havia adquirido a experiência necessária para saber para evitar humanos. Ataques de leão da montanha em humanos são muito, muito raros; esse animal em particular não sabia nada melhor.

O CPW não está liberando a identidade do corredor, já que ele ainda está se recuperando de ferimentos que não ameaçam a vida em um hospital e “processando o que ele passou fisicamente e mentalmente”, disse Ferrell. Ela o descreveu em seus 30 e poucos anos, “em muito boa forma”, e como alguém que fez sua lição de casa sobre como sobreviver a um encontro com um puma. “Ele se lembrou de ler sobre a situação em Washington, onde dois amigos estavam andando de mountain bike quando foram atacados por um leão da montanha“. Ele diz que leu diretrizes on-line “e seguiu todos os conselhos exatamente”.

Ferrell contou o relato do homem sobre o ataque. Ele disse a ela que estava correndo por uma trilha perto de Fort Collins quando ouviu um barulho atrás dele e se virou. “Quando ele viu o puma pela primeira vez, ele se virou para ele e tentou olhar um pouco para baixo”, diz ela. O homem começou a recuar, enquanto tentava parecer grande e gritar. Mas o animal ainda atacou.

“Sua adrenalina estava obviamente fora do alcance, seus instintos se manifestaram e ele usou o que tinha à sua disposição para sobreviver”, disse Ferrell. O homem estava desarmado, sem sequer uma faca. O leão da montanha antes que ele pudesse colocar as mãos em torno de sua garganta. “Ele usou suas mãos e pés para basicamente sufocar o animal”, disse Ferrell.

Mesmo um leão da montanha muito jovem e muito pequeno deve ter sido um adversário feroz. “Lesões [do corredor] são graves, mas não ameaçam a vida”, diz Ferrell. “Considerando o que ele passou, ele está em boas condições.”

Ferrell também disse que o homem recebeu “algumas propostas de casamento online” desde o incidente. Ela descreveu suas ações como nada menos que “heróicas”.