Política

Caixa atrasa pagamentos do CRB e Governo Bolsonaro seria o motivo

De acordo com informações, banco não pagou as últimas parcelas de 2018

Por 7Segundos 07/02/2019 15h03
Caixa atrasa pagamentos do CRB e Governo Bolsonaro seria o motivo
Caixa Econômica Federal - Foto: Divulgação

De acordo com o informações do blog Olha Olimpico da UOL, a Caixa Econômica Federal estaria atrasando os pagamentos de 20 clubes brasileiros que o banco patrocina, e o CRB estaria neste meio.

De acordo com as informações do jornalista Demétrio Vecchioli, o banco não pagou as últimas parcelas, de 2018, dos contratos de patrocínio com dezenas de clubes pelo Brasil, entre eles Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG e o time regatiano.

O motivo seriam as novas políticas públicas adotadas pelo Governo do Presidente Jair Bolsonaro (PSL). O ministro da Economia Paulo Guedes anunciou nos primeiros dias do mandato que a Caixa abandonaria a estratégia comercial de patrocinar clubes de futebol.

Vigente desde 2012, o modelo patrocinou 25 clubes em 2018, a um custo de R$ 127 milhões. Outros R$ 48 milhões foram investidos em esportes olímpicos, o que corresponde a cerca de 25% da verba publicitária da Caixa.

Além disso, em dezembro, o TCU colocou uma série de dificuldades na renovação de patrocínios estatais e proibiu renovações por mais de cinco anos. A Caixa então passou a informar os clubes de que nem abriria conversas para novos contratos.