Polícia

[Vídeo] “Milícia”, diz Sindguarda sobre guardas municipais de Branquinha

Irregularidade foi denunciada ao MP em junho de 2016

Por 7Segundos 07/02/2019 09h09
[Vídeo] “Milícia”, diz Sindguarda sobre guardas municipais de Branquinha
Jovem é agredido mesmo depois de algemado - Foto: Reprodução

Procurado pelo 7Segundos, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda) criticou duramente a ação de dois homens flagrados espancando um jovem na cidade de Branquinha. O diretor do Sindguarda, Charles Sanches, chamou de "milícia" os homens que aprecem no vídeo e negou que eles integram a GM.

Segundo Sanches, a irregularidade foi denunciada ao Ministério Público em junho de 2016 e até a presente data o MP não se pronunciou. Sanches explicou que o município não realizou concurso e que os homens que aparecem no vídeo "integram uma milícia escolhida pelo prefeito" da cidade, Jairon Maia Fernandes Neto (PSDB), o Jairinho Maia.

“No vídeo é possível notar que um dos homens porta uma arma de fogo de grosso calibre. Se eles fossem mesmo guarda não teriam porte para aquele tipo de arma. A Polícia Federal só libera arma para guardas municipais concursados, com 800 horas de aulas teóricas e prática de 600 disparos”, esclarece Sanches.

“A Guarda Municipal lamenta que o nome da categoria seja sujado por pessoas que não são membros da GM”, declara o diretor.

O 7Segundos tentou contato com a Prefeitura de Branquinha para tratar do assunto, sem sucesso.

Assista vídeo: