Serviços

Praça é revitalizada e entregue a população do Santo Eduardo

Espeço recebeu desde serviços de acessibilidade à iluminação em LED

Por Secom Maceió 08/02/2019 09h09
Praça é revitalizada e entregue a população do Santo Eduardo
O local recebeu a recuperação de todo o passeio público e a adequação às normas de acessibilidade - Foto: Divulgação/ Secom Maceió - Marco Antonio

Nesta quinta-feira (7), o prefeito Rui Palmeira entregou, no Conjunto Santo Eduardo, a Praça Jornalista Dênis Agra. O espaço foi totalmente revitalizado e recebeu desde serviços de acessibilidade à iluminação em LED.

Para o prefeito Rui Palmeira, a proposta é garantir equipamentos públicos que sejam utilizados para o lazer, práticas esportivas e convivência dos moradores. “Recuperar locais que antes estavam abandonados e transformá-los em um espaço de lazer e convivência para a comunidade é o nosso objetivo. A gente percebe que aqui é um local que tem mais habitação do que comércio, então essas pessoas realmente precisam de um espaço assim”, ressaltou.

A moradora Janete Silva é mãe do pequeno Daniel, de cinco anos, que é cadeirante. Ela conta que o local virou um espaço de lazer para a família. “Meu filho tem essa dificuldade de espaços de lazer por ser cadeirante. Por isso, ficamos muito felizes que a praça conta com um piso apropriado para ele circular”, disse. “Agora, depois do colégio, ele já quer vir logo para a praça. Ele brinca dando voltas, seja na cadeira de rodas ou no skate, e eu faço uma atividade física correndo atrás dele”, completou.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou a importância de os moradores contribuírem com o trabalho da Prefeitura de Maceió como agentes fiscalizadores. “Buscar melhorias para os bairros sempre foi uma prioridade nesta gestão, mas nós ainda enfrentamos um problema grande na cidade em relação a manutenção dos espaços públicos, pois são muitos os casos de depredação do patrimônio público. Por isso é tão importante que a população denuncie casos de depredação e cuide deste espaço como uma extensão da casa deles.”

Revitalizado com recursos próprios, o local recebeu serviços da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) que contemplaram a recuperação de todo o passeio público e a adequação às normas de acessibilidade com a instalação de piso tátil e rampas de acesso. Os bancos foram substituídos, os equipamentos de musculação foram recuperados e foram instalados novos brinquedos, além disso foi realizada pintura geral e um novo projeto paisagístico com serviços de jardinagem e arborização.

O titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, explicou que a finalidade principal é levar espaços de lazer para as comunidades e incentivar a ocupação destes espaços. “Mais uma praça sendo entregue para a comunidade, o que reforça o nosso compromisso em levar melhorias para cada canto da cidade. Essa é uma praça histórica e percebemos que agora com iluminação em LED e os novos equipamentos que foram instalados, a população já retoma a praça e passa a frequentá-la”, disse o gestor.

Além da Semds, as superintendências de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e de Iluminação Pública (Sima) também melhoraram o espaço. Novas lixeiras foram instaladas no entorno da praça, além da nova iluminação em LED, que substituiu a anterior e recentemente passou por vistoria técnica e manutenção.