Justiça

Toffoli pede que PGR apure investigação contra Gilmar Mendes

Presidente do STF pede que Dodge apure e tome providências sobre vazamento de investigação da Receita contra Gilmar Mendes por corrupção

Por R7 08/02/2019 14h02
Toffoli pede que PGR apure investigação contra Gilmar Mendes
Toffoli pede que PGR apure investigação contra Gilmar - Foto: Agência Brasil

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, encaminhou ofícios à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao ministro da Economia, Paulo Guedes e ao secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, pedindo que apurem o vazamento de documentos de uma investigação contra o ministro Gilmar Mendes e sua mulher, Guiomar Mendes por corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência pela Receita Federal.

Nos ofícios, o ministro anexa um documento encaminhado por Gilmar Mendes pedindo providências para esclarecer a apuração da indevida publicação de um documento fiscal. O ministro diz ainda que não recebeu nenhuma notificação oficial da Receita de qualquer investigação em curso. Gilmar Mendes classifica o episódio como um ataque ao Judiciário, "em especial em momentos em que a defesa de direitos individuais e de garantias constitucionais desagrada determinados setores ou agente".

Conclui que a estratégia de "ataque reputacional (...) revela-se clara no presente caso, em que ilações desprovidas de qualquer substrato fático são feitas não apenas em relação a minha pessoa, mas em relação a todo o Poder Judiciário nacional".

Segundo o ministro, não há nenhum fato concreto nos documentos publicados nesta sexta-feira (8). Os documentos da investigação, anexados nos ofícios enviados por Gilmar Mendes e Toffoli, foram publicados pela revista Veja.