Trânsito

Videomonitoramento começa fiscalização amanhã; saiba mais

Com tecnologia, será possível fiscalizar os vários tipos de infrações cometidas

Por Ascom SMTT 10/02/2019 08h08
Videomonitoramento começa fiscalização amanhã; saiba mais
A sinalização vertical indicando o videomonitoramento foi implantada no dia 30 de janeiro - Foto: Divulgação/SMTT

Na próxima segunda-feira (11), a fiscalização com câmeras de videomonitoramento será iniciada em Maceió. O primeiro ponto que recebeu esse tipo de equipamento implantado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foi o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

Com esta tecnologia, que já é utilizada em diversas capitais do país, será possível fiscalizar os vários tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos. Os equipamentos também irão auxiliar na redução do número de acidentes nas vias de Maceió.

Antônio Moura, titular da SMTT, ressalta a importância do videomonitoramento para a capital. “Tendo a ciência de que estão sendo monitorados e fiscalizados pelo videomonitoramento, os condutores repensarão a sua conduta no trânsito e, consequentemente, contribuirão para uma direção mais consciente e humana”, explicou.

Saiba mais sobre o videomonitoramento

O que é a fiscalização por meio do videomonitoramento e qual o objetivo?

O videomonitoramento é uma importante ferramenta que tem como intuito auxiliar na fiscalização dos condutores infratores, que desrespeitam as leis de trânsito e colocam em risco a vida da população.

Onde funcionará o videomonitoramento?

O primeiro local a receber o videomonitoramento é o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, na Ponta Verde.

Qual o horário em que a fiscalização por meio do videomonitoramento funcionará?

A fiscalização por meio do videomonitoramento funcionará 24h por dia, todos os dias da semana.

O que acontecerá com quem for flagrado pelo videomonitoramento?

Os condutores que forem flagrados pelo videomonitoramento desrespeitando as leis de trânsito serão autuados pelos agentes da SMTT, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quais infrações serão fiscalizadas pelo sistema?

Através das novas câmeras de videomonitoramento, os agentes de trânsito da SMTT poderão, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, o estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança.