Geral

Localizada próximo ao Pinheiro, escola tem área interditada por conta de rachaduras

Com a interdição, atividades escolares foram paralisadas e alunos não foram remanejados

Por Assessoria 12/02/2019 12h12
Localizada próximo ao Pinheiro, escola tem área interditada por conta de rachaduras
As atividades na Escola Estadual Bom Conselho foram paralisadas por conta das rachaduras - Foto: Cortesia

Um dos maiores patrimônios da Educação alagoana corre risco iminente de desabamento, depois que grandes rachaduras apareceram na Escola Estadual Bom Conselho, localizada no bairro do Bebedouro, e mais de mil alunos podem ficar com o calendário letivo atrasado. Quase 50% da estrutura física foi interditada depois de uma vistoria da Defesa Civil Estadual.

Essas áreas afetam diretamente o uso do refeitório e dos banheiros, já que a maior parte que está comprometida fica situada no pátio, onde é possível perceber rachaduras. Com a interdição dessa área, parte das atividades também foi paralisada, sem que os alunos fossem remanejados para outro local.

Mas as rachaduras também estão afetando residências que ficam próximas do bairro do Pinheiro. Diante da iminência de um acidente, o vereador Francisco Sales solicitou à Defesa Civil Municipal que os estudos realizados pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sejam ampliados para os bairros de Bebedouro e Mutange.

"Eu venho há mais de um ano solicitando a paralisação das atividades da Braskem em toda região. Nós estamos acompanhando o que está acontecendo no Pinheiro e essas comunidades estão muito próximas", colocou o parlamentar.

Com relação à escola, o vereador elaborou uma solicitação para que os mais de mil alunos sejam transferidos para a estrutura de escola particular, que está paralisada e seja custeado pelo Governo do Estado. Existe uma grande preocupação dos trabalhadores da Escola Bom Conselho de que as rachaduras tenham relação com o fenômeno geológico que vem afetando diversas residências no Pinheiro.

 “Precisamos tomar medidas preventivas para não deixar ocorrer um acidente e as pessoas estão sendo afetadas diretamente com esse problema”, afirmou Sales.

A direção da Escola Bom Conselho, que em 2019 completa 142 anos, colocou fitas zebradas nas áreas e conscientiza os alunos sobre os riscos.  Fundada em 1877 para ser um lar para as órfãs da Guerra do Paraguai, a Escola Estadual Bom Conselho é um patrimônio do bairro de Bebedouro, com a sua história se confundindo com a do próprio bairro.