Maceió

Moradores do Pinheiro receberão SMS para se cadastrar em serviço de alerta

Operadoras vão enviar as mensagens da Defesa Civil de forma gratuita para pessoas cadastradas

Por Agência Alagoas 12/02/2019 15h03
Moradores do Pinheiro receberão SMS para se cadastrar em serviço de alerta
Operadoras vão enviar mensagem convidando alagoanos a se cadastrarem para receber alerta - Foto: Agência Alagoas

Diante da necessidade de manter a população do bairro do Pinheiro segura e cada vez mais informada sobre o fenômeno que afeta a região com afundamento de solo e rachaduras em residências, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia móvel deram início, nesta terça-feira (12), a uma campanha para enviar alertas de desastres para o Estado de Alagoas. O serviço é gratuito e os alertas serão feitos por meio de mensagens de texto (SMS) enviado pelo número 40199.

De acordo com a Anatel, as mensagens alertam sobre a possibilidade de desastres naturais, além de orientações aos cidadãos que estejam em localidades de risco. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesa Civil Estadual, que é quem dispõe de informações e estudos meteorológicos, geológicos, sismológicos, dentre outros. O gerente da Anatel em Alagoas, Douglas Aquino, explica que o serviço foi lançado no ano passado, mas sua divulgação será intensificada por causa da situação no bairro do Pinheiro.

“O problema no bairro é preocupante e a população precisa de uma fonte de informação confiável. Por isso, decidimos reforçar a existência desse serviço em Alagoas, que é gratuito, funciona em qualquer aparelho e sem precisar de conexão com a internet”, disse.

Em fevereiro de 2018, quando foi lançado o serviço de alerta de desastres via SMS no Nordeste, cerca de 14.500 pessoas se cadastraram em Alagoas. Agora, com a campanha, as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel devem enviar uma mensagem de texto pelo número 40199 para os celulares que não estão cadastrados no estado. Para aderir, basta responder à mensagem enviando o CEP da região de interesse.

“O serviço é para qualquer região do Estado, então quem mora em área de deslizamento, alagamento e também quem está apreensivo com a situação do Pinheiro não deve deixar de se cadastrar”, reforçou o gerente da Anatel.

Por meio do SMS, a Defesa Civil Estadual também deve passar todas as informações sobre o simulado de evacuação do bairro, marcado para o próximo sábado (16). Os pontos de encontro, a duração e a área interditada para o exercício são algumas das orientações enviadas à população.