Geral

Pinheiro: levantamento populacional deve visitar mais de duas mil famílias

Visitas vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Por Secom Maceió 13/02/2019 13h01
Pinheiro: levantamento populacional deve visitar mais de duas mil famílias
Semas realiza levantamento populacional no Pinheiro e deve visitar mais de duas mil famílias - Foto: Marco Antonio / Secom Maceió.

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) executam, desde a última segunda-feira (11), o Levantamento Populacional no bairro do Pinheiro para identificar as famílias em condições de vulnerabilidade nas áreas amarela, laranja e vermelha do mapa de feições do bairro. Mais de duas mil famílias serão visitadas durante este mês de fevereiro e início de março.

“Ainda não temos como precisar quantas famílias foram visitadas até o momento, mas a previsão é de que mais de duas mil famílias sejam visitadas. Na área vermelha, 490 famílias já passaram pela Defesa Civil e Assistência Social”, disse a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha.

O levantamento servirá como base para que os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no Plano de Contingência saibam onde é necessário priorizar o auxílio à população no caso de uma evacuação do bairro. “O trabalho da Semas é conhecer as famílias, saber quem está precisando prioritariamente do auxilio da Assistência Social. Então nós vamos às casas para conversar, saber quem mora no local, quem compõe aquele núcleo familiar. Nós precisamos lidar com as pessoas, não apenas com um número ou endereço, mas, sim, saber se tem cadeirante, idoso ou criança. Precisamos conhecer as pessoas que moram no bairro do Pinheiro, que até então, não era uma área de vulnerabilidade social”, explicou a gestora da Semas.

Isabel Gomes é educadora social e faz parte da equipe multidisciplinar que está visitando as famílias. “Não é um trabalho fácil porque depende do emocional de cada um e muitas pessoas não estão querendo receber as nossas equipes. Mas precisamos saber quais as famílias que estão em situação de vulnerabilidade, com dificuldade de locomoção, idosos e crianças ou se estão precisando de ajuda na questão das mudanças. Em alguns blocos onde antes tinham 12 famílias, hoje só tem uma, por exemplo, e nós precisamos saber disso”, esclarece. “É muito importante que as pessoas nos recebam nas residências para termos todas estas informações, que vão ser encaminhadas para a Defesa Civil”, finaliza a educadora social.

As visitas domiciliares vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nesta terça-feira (12), será visitada a Alameda Joaquim Gouveia Albuquerque, no Conjunto Jardim das Acácias. Para informações, a Semas disponibiliza o telefone 3315-2484.

As equipes da Defesa Civil continuam no bairro, acompanhando os estudos de gravimetria e audiomagnetotelúrico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), além de seguir orientando a população, realizando cadastro para auxílio-moradia e vistorias em imóveis.

Além disso, por meio da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Maceió está oferecendo auxílio psicológico para as famílias do bairro, que podem solicitar a visita do profissional através da Defesa Civil, pelos números 3315-1437 ou 0800 030 6205. Uma vez feita a solicitação, o morador recebe atendimento em casa, inclusive, aqueles que já se mudaram.