Viral

O sumiço de 284 carros de luxo importados por país pobre para transportar líderes mundiais

Governo de Papua Nova Guiné, onde 40% da população vive com menos de U$ 1 por dia, importou mais de 300 veículos - como Maseratis - para a cúpula de países do Pacífico no ano passado.

Por BBC News 13/02/2019 16h04
O sumiço de 284 carros de luxo importados por país pobre para transportar líderes mundiais
Na época do evento, fotos dos veículos chegando no aeroporto foram vistas como símbolos de desperdício de recursos públicos - Foto: AirBridgeCargo / BBC News Brasil

A polícia da Papua Nova Guiné está tentando recuperar aproximadamente 300 carros de luxo que desapareceram após a cúpula da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) que o país sediou no ano passado.

Os veículos foram importados para que líderes e autoridades visitantes do evento pudessem ser conduzidos "em grande estilo" em um país mergulhado na pobreza. Um comandante da polícia disse na terça-feira, entretanto, que 284 carros sumiram.

A frota inclui Landcruisers, Fords, Mazdas e Pajeros, disse o superintendente da polícia, Dennis Corcoran.

Uma força-tarefa foi montada para procurá-los na capital, Port Moresby.

"Há 284 veículos entregues ao pessoal da Apec que ainda não foram devolvidos", disse Corcoran à agência de notícias Reuters.

Ele acrescentou que, "felizmente", os carros mais caros - os Maseratis, que valem mais de US$ 100 mil (cerca de R$ 370 mil) cada um - foram localizados.

"Todos os 40 Maseratis (importados da Itália) e os três Bentleys estão em ótimas condições e trancados no antigo cais", disse ele.

Segundo a polícia, nove dos carros desaparecidos foram roubados, e alguns tiveram partes removidas. Outros foram devolvidos "muito seriamente danificados".