Celebridades

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra na bancada do "JN"

Maju é apresentadora da previsão do tempo e já foi âncora da emissora aos sábados em outros telejornais

Por Uol 13/02/2019 09h09
Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra na bancada do 'JN'
Maju será a primeira mulher negra a apresentar o principal jornal do país - Foto: Reprodução/Instagram

A notícia de que a jornalista Maria Júlia Coutinho vai apresentar o “Jornal Nacional”, da Globo, no próximo sábado (16), pegou muita gente de surpresa e trouxe mais uma novidade: ela será a primeira mulher negra a apresentar o principal jornal do país.

A informação foi publicada primeiramente pela jornalista Patrícia Kogut e confirmada por fontes da emissora ao NaTelinha.

Mesmo sendo um dos mais longevos da TV brasileira - completa 50 anos em 2019 -, o noticiário produz mais um fato inédito. Vale lembrar que, em seus primórdios e, por muitos anos, o “Jornal Nacional” foi apresentado por uma dupla de homens: Cid Moreira e Sérgio Chapelin.

A primeira mulher a apresentar o “JN” não tardou, mas como substituta. Foi Márcia Mendes que esteve na bancada do programa em 8 de março de 1972, numa homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Já a primeira âncora mulher do programa foi Valéria Monteiro, que assumiu as funções no ano de 1992 e permaneceu à frente da atração até meados de 1993. Desde 1996 o “JN” tem uma dupla formada por homem e mulher como titulares da atração.

Em termos de representatividade, a primeira mulher negra a aparecer no noticiário foi Glória Maria, como repórter em um link, em 1977.

O primeiro homem negro a apresentar o “Jornal Nacional” ocorreu em 2002. Heraldo Pereira entrou no time de substitutos do programa e participa do rodízio desde então. Ou seja, são 17 anos de diferença para a primeira mulher negra na bancada.

Maria Júlia Coutinho, também conhecida como Maju, é apresentadora da previsão do tempo do "JN" e já foi âncora da emissora aos sábados, mas do "Jornal Hoje".