Segurança

Sistema prisional recebe dois ônibus adquiridos com recursos do Funpen

Veículos são equipados conforme padrão de acessibilidade

Por 7Segundos com Assessoria 13/02/2019 18h06
 Sistema prisional recebe dois ônibus adquiridos com recursos do Funpen
Sistema prisional recebe dois ônibus adquiridos com recursos do Funpen - Foto: Assessoria

Em fase de modernização e reestruturação, o sistema prisional alagoano recebeu nesta quarta-feira (13), dois ônibus, que chegam para reforçar a frota da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Os veículos foram adquiridos com recursos federais através do Fundo Penitenciário (Funpen).

Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, a correta administração de recursos tem otimizado a gestão penitenciária, colocando Alagoas como referência nacional.

“Desde que os recursos do Funpen chegaram, nós dividimos em várias áreas de aplicação, como: tecnologia, infraestrutura e, também, logística. Nesta área, estabelecemos a compra de alguns veículos, como carros-celas, carros para o transporte de cães operacionais e também veículos para transporte de tropa e servidores. Com esses novos veículos, estamos viabilizando mais conforto e segurança aos servidores penitenciários”, disse.

Marta Benetti, supervisora Comercial da Alagoas Ônibus, concessionária autorizada da Volare, destaca as funcionalidades dos veículos. “Esse é o novo modelo da Volare. Ele vem completo com entrada USB, poltrona estofadas de couro, que passaram por testes de qualidade, além de ser acessível, equipado com Dispositivo de Transbordo de Acessibilidade (DTA), conforme as normas”, falou.

O chefe de frotas, tenente Wellington Nascimento, explica que as novas aquisições darão maior dinâmica na logística de transporte. “Existia uma carência muito grande em relação a essa logística, precisávamos pedir suporte a outras entidades públicas, hoje não temos mais essa necessidade”, afirmou.

Desde 2013, a Seris vem adquirindo, através de convênios e recursos próprios, novos veículos. Com os novos veículos, a frota de ônibus da Seris passa a contar com quatro veículos. Atualmente a Seris possui, além dos ônibus, carros-celas, viaturas de escolta e ambulâncias. A previsão é que sejam adquiridos dois caminhões-cela ainda no primeiro semestre deste ano.