Economia

Técnicos do Executivo debatem execução do Orçamento do Estado para 2019

Intuito é alinhar diretrizes e integrar, cada vez mais, o processo de execução orçamentária para o desenvolvimento eficaz das políticas públicas em Alagoas

Por Agência Alagoas 14/02/2019 08h08
Técnicos do Executivo debatem execução do Orçamento do Estado para 2019
Momento contribui para a otimização do gasto público no Governo - Foto: Minne Santos

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), reuniu, nesta quarta-feira (13), representantes de todos os órgãos e secretarias do Executivo para alinhar diretrizes relacionadas à execução orçamentária do Estado para o exercício de 2019.

Mediado pela Superintendência de Orçamento Público (SOP) da pasta, o encontro serviu para esclarecer dúvidas dos técnicos responsáveis pelo acompanhamento das ações propostas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e, sobretudo, para pontuar a importância da adequação ao Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado, o Siafe.

“O intuito é que tenhamos momentos como esses com regularidade e que estejamos cada vez mais integrados. Nosso foco é o bom andamento da execução financeira deste ano e, principalmente, a otimização do gasto público em Alagoas”, explica o superintendente da SOP, Wagner Sena.

Sancionada em janeiro deste ano, a LOA traz o montante que será destinado às secretarias e órgãos do Poder Executivo, estimado em R$ 9.802.390.049,00, e a despesa fixada para a máquina pública alagoana neste ano. É a partir dela que os projetos prospectados para o Estado de Alagoas em 2019 começam a sair do papel.

“Depois da sanção da LOA, os órgãos já têm à disposição os recursos para as ações previstas e podem começar a iniciar o desenvolvimento delas, seguindo os trâmites necessários. Nossa ideia é que esse processo se dê de forma prática e alinhada aos padrões do Executivo, para que consigamos subsidiar as diversas políticas públicas no Estado e garantir uma gestão cada vez mais eficiente”, pontua o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.