Tecnologia

Erro no Instagram faz perfis famosos perderem milhares de seguidores

Entre as "vítimas" estão Anitta e Neymar Jr, que é o brasileiro mais seguido na rede social

Por TechTudo e Metrópoles 14/02/2019 08h08
Erro no Instagram faz perfis famosos perderem milhares de seguidores
Após perder seguidores, o erro foi corrigido e Neymar voltou a ter seus 111 milhões de seguidores - Foto: Reprodução/Instagram

O Instagram está perdendo seguidores desde a madrugada desta quarta-feira (13), de acordo com posts de usuários no Twitter. Os relatos indicam que o número de seguidores de contas variadas tanto estrangeiras quanto brasileiras diminuiu drasticamente em menos de um dia, sem motivo confirmado. O problema do Instagram começou a partir de 1h, segundo dados do Google Trends.

Usuários teorizaram que os seguidores sumiram após uma ação de limpeza do Instagram contra bots e contas falsas para compra de seguidores, atividades que desrespeitam as diretrizes da rede social. Às 4h, a plataforma utilizou sua conta oficial no Twitter para informar que estão cientes da falha. Procurada pelo TechTudo, a assessoria não especificou o motivo do bug, e declarou estar "trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível".

O bug atingiu o Instagram durante a madrugada, segundo dados de busca do Google Trends por termos relacionados ao desaparecimento de seguidores na rede social. No Twitter, é possível conferir reclamações sobre o problema em diferentes idiomas, o que indica que a falha não está limitada ao Brasil e afeta usuários do Instagram do mundo todo.

Contas de celebridades também perderam muitos seguidores devido ao bug. Segundo relatos de fãs, os números de Anitta e Bruna Marquezine caíram em cerca de 600 mil no Instagram. Outras pessoas estimam, a partir da comparação de prints, que três milhões de seguidores da cantora americana Ariana Grande sumiram no período de um dia. Contas de menor dimensão foram igualmente atingidas com a falha, perdendo números variados de seguidores.

Ao TechTudo, o Instagram declarou: "Estamos cientes de um problema que está causando alteração no número de seguidores nas contas de algumas pessoas. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível". O comunicado também foi postado na conta oficial do Instagram no Twitter ainda de madrugada, mas usuários suspeitam que a plataforma realizou uma limpeza para excluir contas inativas, falsas e de bots, criadas especialmente para vender curtidas e seguidores.

Atingidos com o bug
Sempre polêmicos, Neymar Jr. e Anitta perderam milhões de seguidores no Instagram nesta quarta-feira (13/2). Apesar de estarem sempre na mira de escândalos, desta vez os famosos viram o número de fãs despencar na rede social devido a um possível erro que afetou também outras celebridades.

Acontece que o Instagram desativou contas em desuso, portanto o resultado de quem possui milhões de seguidores, como o craque do Paris Saint-Germain, foi alarmante. Vale ressaltar que Neymar é o brasileiro mais seguido na rede.

Antes com 111 milhões de seguidores, o ex de Bruna Marquezine passou a ter 109 milhões em seu perfil. Anitta perdeu cerca de 300 mil, e até famosos internacionais foram afetados com a mudança. A cantora Beyoncé viu 6 mil pessoas “darem unfollow”, e outras tantas personalidades tiveram os números reduzidos.

Apesar do susto, o Instagram corrigiu o erro e os perfis citados voltaram a ter o número de seguidores intacto.