Geral

Instituto de Identificação emite RG para famílias de crianças com microcefalia

Ação beneficiou ainda moradores do conjunto Paulo Bandeira, no Benedito Bentes

Por Ascom 14/02/2019 16h04
Instituto de Identificação emite RG para famílias de crianças com microcefalia
Papiloscopista Luciane Christine coletando as digitais do filho de Vanessa Ferreira - Foto: Ascom

“Nada é mais deficiente que o preconceito e nada é mais eficiente que o amor”, foi com essa frase que a Associação das Famílias de Anjos recebeu, nesta quinta-feira (14), dezenas de famílias de todo Estadas para uma ação itinerante de serviços públicos. Entre eles, a emissão da primeira via da carteira de identidade pelo Instituto de Identificação de Alagoas.

A ação foi aconteceu na sede da ONG no conjunto Paulo Bandeira, no bairro do Benedito Bentes. Além da emissão do RG, o mutirão ainda contou com serviços da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros (CPMAL) e outros serviços oferecidos pela própria comunidade, como cortes de cabelo e oficinas de pintura.

Alessandra Hora, uma das coordenadoras da ONG, explicou que, a associação existe há 1 ano e 5 meses, e foi criada para prestar assistência a famílias de criança com microcefalia de todo o Estado. Mas, nos dias de ações como essa, a sede abre as suas portas para toda a comunidade.

“O dia a dia das mães, avós e cuidadoras de crianças com microcefalia é muito corrido, devido à atenção e os cuidados necessários para o tratamento. É muito importante contar com o apoio do poder público em ações como essa, onde a família pode ser atendida por vários tipos de serviços no mesmo local”, afirmou a coordenadora.

Para o superintendente do Instituto de Identificação Roney Presbítero, a participação do órgão em ações itinerantes demonstra o compromisso do Estado em facilitar o acesso da população a serviços essenciais como emissão de documentos. Ele ressaltou que não só as famílias de crianças com microcefalia foram beneficiadas, mas todos da comunidade do conjunto Paulo Bandeira.

“Sabemos que é uma obrigação do Estado de prestar este tipo de serviço, de levar cidadania para os alagoanos. Mas, para a equipe do Instituto de Identificação, ela se torna bem mais prazerosa e gratificante quando os nossos servidores participam de ações como essa, onde a cidadania se une a histórias de amor e obstinação de famílias que lutam pela garantia dos seus direitos”, afirmou o superintendente.

Todas as carteiras foram emitidas gratuitamente e quando confeccionadas serão entregues aos usuários no posto do Instituto de Identificação que funciona na Central Já do Shopping Pátio Maceió