Alagoas

Defesa Civil envia alertas por SMS para população prevenir riscos

No Brasil, mais de 5,9 milhões de celulares estão cadastrados para receber informações sobre a ocorrência de chuvas intensas

Por 7Segundos, com Ministério do Desenvolvimento Regional 15/02/2019 11h11
Defesa Civil envia alertas por SMS para população prevenir riscos
Para ser informado sobre situações de riscos basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199 - Foto: Reprodução/7Segundos

O serviço de alerta da Defesa Civil Nacional enviou, desde a última semana, mais de 300 mensagens com avisos sobre possíveis ocorrências de desastres naturais em todo o país. Os textos foram encaminhados para celulares de moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraná, Distrito Federal, Sergipe e Alagoas.

Transmitidas por SMS, as mensagens informaram previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

Em Alagoas
Nas mensagens enviadas aos alagoanos, o órgão alerta, além dos cuidados com áreas de deslizamentos e alagamentos, para quem mora nas proximidades do bairro do Pinheiro, que há quase um ano sofre com rachaduras e fissuras, que ainda não foram esclarecidas as causas.

Muita gente tem recebido o alerta por conta das chuvas que caem no Estado. Nesta sexta-feira (15), a Defesa Civil de Maceió, informou que o monitoramento das chuvas na capital está sendo feito, e que não há previsão de fortes chuvas para esse início de fim de semana.

Os alertas são produzidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Já o envio das mensagens é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

Atualmente, mais de 5,9 milhões de celulares estão cadastrados para receber as informações, que são gratuitas e estão disponíveis em todo o País.

Cadastro
Para ser informado sobre situações de riscos que possam resultar em desastres naturais, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199. Em seguida, o usuário receberá um SMS de confirmação: "Cadastro realizado com sucesso".

O celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 4019. Para cadastrar outro CEP, basta repetir o procedimento.