Alagoas

Cortes no Sistema S serão tema de reunião entre Fecomércio e parlamentares

Ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu cortes de gastos em instituições

Por Marcos Filipe Sousa 15/02/2019 15h03
Cortes no Sistema S serão tema de reunião entre Fecomércio e parlamentares
Sede da Fecomercio Alagoas - Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira (18) parte da bancada federal em Alagoas deverá se reunir com a presidência da Fecomércio para tratar sobre diversos assuntos relacionados a Economia local. E entre os principais está o corte de recursos ao Sistema S proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O presidente sozinho não consegue governar, suas propostas precisam passar pelo Congresso. É pensando nessa aproximação com o Executivo, através do Legislativo que a presidência da federação irá se reunir.

De acordo com a assessora da presidência, Claudia Pessoa, a direção deverá apresentar aos parlamentares o funcionamento do Sesc e Senac e os benefícios para a sociedade.

“Será um encontro onde abordaremos por exemplo a importância do Senac, no ramo profissionalizante e para a Economia, e o Sesc com seus projetos culturais e educacionais, por exemplo”, disse.

A assessoria confirmou que o possível corte nas federações também deve ser discutido.

Até o momento confirmaram a presença Tereza Nelma, João Henrique Caldas, Marx Beltrão, Sérgio Toledo e o senador Rodrigo Cunha.

Declaração

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu cortes de gastos no Sistema S e disse que a entidade precisa se adequar à austeridade do próximo governo. A afirmação foi feita em um almoço com empresários e políticos na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.

A própria Firjan faz parte do Sistema S. Os cortes, segundo Guedes, podem variar entre 30% e 50% do orçamento atual.