Celebridades

Ao lado de Túlio, Fátima Bernardes é coroada rainha de baile no Recife

O Baile dos Artistas é, tradicionalmente, uma prévia frequentada pelo público homossexual da cidade

Por Uol 16/02/2019 09h09
Ao lado de Túlio, Fátima Bernardes é coroada rainha de baile no Recife
A apresentadora da TV Globo foi coroada rainha da noite, enquanto o deputado federal pelo PDT foi eleito embaixador do baile - Foto: Divulgação/Alcione Ferreira

Pelo segundo ano consecutivo, o casal Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha rouba a cena na semana pré-carnaval no Recife e em Olinda. Na noite de ontem, os dois estavam entre os homenageados do 41° Baile dos Artistas, tradicional festa do calendário de prévias da capital pernambucana.

A apresentadora da TV Globo foi coroada rainha da noite, enquanto o deputado federal pelo PDT foi eleito embaixador do baile. Bastante assediados, os dois posaram para fotos com fãs e ainda arriscaram alguns passos de frevo no palco do evento, onde ficaram por pouco tempo.

"O carnaval de Pernambuco é um carnaval popular, democrático, onde todo mundo brinca junto, alegre, feliz e que enche as ruas. Aqui, desde janeiro que estão em prévias, eu nunca vi isso, é muito prévia, gente!", declarou ela antes de subir ao palco para receber a coroa.

Fátima e Túlio chegaram ao Clube Português, no bairro das Graças, por volta das 23h, uma hora antes do horário marcado para a coroação dos convidados, que ocorreu pontualmente.

Na sequência, o casal logo deixou o espaço para participar da prévia Enquanto Isso na Sala da Justiça, que já acontecia no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Em 2018, eles participaram da mesma prévia, quando ela se vestiu de Mulher-Gato e ele, de Batman.

CAINDO NA FOLIA

Em conversa com a imprensa, antes da homenagem, a apresentadora do 'Encontro' ainda declarou que está redescobrindo o carnaval. "Desde criança eu brincava. Minha mãe sempre me fantasiava, eu ia assistir as escolas se armando na avenida, a gente passeava e brincava em clube. Porque naquela época existia muito carnaval em clube. Mas depois que eu comecei a trabalhar eu parei de ir, passei a cobrir o carnaval, sempre estive ligada. Agora aqui eu estou brincando, estou de foliã", disse.

Desde que ela e Túlio passaram a namorar, em novembro de 2017, ela tem visitado Pernambuco com regularidade, o que acabou a aproximando da festa do estado. "Foi uma descoberta porque eu voltei a poder brincar na rua, voltei a me fantasiar. Fazia tempo que eu não fazia isso, que é algo que eu sempre gostei de fazer, de brincar, de dançar. É um resgate", declarou Fátima, que vestia um vestido de paetês feito pelo estilista mineiro Márcio Costa, que mora em Olinda.

FESTA POLITIZADA

Após receber o título de embaixador do baile, Túlio Gadelha ressaltou no discurso a importância da união da classe artística. "Esse espaço é, antes de tudo, de resistência. De resistência porque o que está por vir não é fácil. E o que está por vir tenta ameaçar e retirar nossos direitos. Então, vamos mostrar que a classe artística está viva e que a gente veio aqui para falar, para brincar, para conquistar espaços e para conquistar, principalmente, o coração das outras pessoas com amor, porque é o que está faltando", afirmou o deputado federal.

O Baile dos Artistas é, tradicionalmente, uma prévia frequentada pelo público homossexual da cidade. Em 2015, a festa virou notícia em todo o país após um show da cantora Joelma que aconteceria na edição daquele ano ser cancelado, supostamente, por pressão dos frequentadores.

Não teria repercutido bem o convite para a apresentação porque, à época, já circulava na internet um vídeo onde a cantora pede a um fã que "vire homem". O show seria a primeira apresentação solo de Joelma após o fim da banda Calypso.

Além disso, em 2019 a festa realizou homenagens a outros nomes da cena artística de Pernambuco e, como em todas as edições, promoveu seu conhecido concurso de fantasias. Ainda nesta edição, o baile também destinou 10% da renda obtida pela festa para o projeto que pretende construir um lar de amparo aos artistas do estado - semelhante ao Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.