Política

Poeta e atletas são homenageados pela Câmara Municipal

Entrega de honrarias concedidas pelo vereador Eduardo Canuto (PSDB) foi a primeira solenidade no novo Plenário Silvanio Barbosa

Por Assessoria 18/02/2019 14h02
Poeta e atletas são homenageados pela Câmara Municipal
A solenidade foi a primeira a acontecer no Plenário Vereador Silvânio Barbosa - Foto: Assessoria

Após o recesso, a Câmara Municipal de Maceió deu início nesta segunda-feira (18), a agenda de trabalhos legislativos de 2019, com a realização de uma sessão solene para a entrega das comendas Cleto Marques Luz e Poeta Jorge de Lima, concedidas pelo vereador Eduardo Canuto (PSDB). A solenidade foi a primeira a acontecer no Plenário Vereador Silvânio Barbosa, voltado exclusivamente para sessões solenes e audiências públicas.  Os homenageados foram  o poeta Hugo Novaes e os atletas Fellipe Lira e José da Costa Cabral.

“Este local está sendo utilizado pela primeira vez para a realização de uma sessão solene e como o nome diz, ele faz jus a um vereador que faleceu de forma trágica e por quem eu tenho muito respeito. Aproveito essa solenidade para homenagear também o meu colega Silvânio Barbosa”, afirmou Eduardo Canuto, na abertura.

O primeiro agraciado com a comenda Cleto Marques Luz foi o atleta de triátlon Fellipe Lira, que destacou a emoção em receber a honraria. “Quando fui convidado pra receber essa homenagem, alguns colegas do esporte souberam e, assim como eu, se sentiram homenageados. É um esporte que vem crescendo a cada ano, mas eu não imaginava chegar até aqui”, disse, ressaltando a importância do trabalho do vereador Eduardo Canuto como incentivador da modalidade.

A comenda Cleto Marques Luz também foi entregue a José da Costa Cabral que se destaca, em âmbito nacional, na prática das artes marciais, com 143 lutas e apenas 3 derrotas. “É uma honra estar aqui e ser homenageado pelo Poder Legislativo de Maceió. Acredito que o maior prêmio que eu poderia receber é o reconhecimento do meu trabalho de forma pública e gostaria de dizer que pretendo continuar trabalhando com o judô e a inclusão social”, destacou.

O filho do atleta e também presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitária (CBDU), Luciano Cabral, lembrou da importância da cultura e do esporte na formação do cidadão e parabenizou Eduardo Canuto pela iniciativa.

Hugo Marcelo Novaes Figueirôa recebeu a comenda Poeta Jorge de Lima e se emocionou ao dizer que sempre sonhou viver de poemas e ser reconhecido por isso. “Comecei a escrever quando tinha 8 anos, sempre sonhei em viver disso e estar aqui hoje é mais uma etapa que eu realizo desse sonho. Queria agradecer a Câmara por todo esse reconhecimento cultural e, assim, estimular o crescimento da arte”, afirmou o poeta.