Justiça

?Implantação do projeto-piloto do Selo Digital será iniciada em março

Três cartórios de Maceió farão parte do aperfeiçoamento da tecnologia que terá abrangência às demais serventias extrajudiciais

Por Ascom 18/02/2019 18h06
?Implantação do projeto-piloto do Selo Digital será iniciada em março
“A ideia é a gente estar, até o final do ano, com todos os cartórios do Estado funcionando nesse modelo - Foto: Ascom

Nesta segunda-feira (18), o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, e a juíza presidente da comissão responsável pelo aperfeiçoamento das atividades extrajudiciais de Alagoas, Lorena Sotto-Mayor, dialogaram com os representantes dos três cartórios que participam do projeto-piloto do Selo Digital, que será implantado, a partir do mês de março, em três serventias extrajudiciais de Maceió.

O objetivo da reunião foi estabelecer os últimos critérios a serem adotados pelos órgãos envolvidos, para que as unidades recebam a visita dos representantes da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), do Tribunal de Justiça. Inicialmente, será feita a integração dos sistemas para atender às necessidades do projeto. A expectativa é que até o mês de maio a tecnologia seja efetivada nas três unidades extrajudiciais.

“A ideia é a gente estar, até o final do ano, com todos os cartórios do Estado funcionando nesse modelo. Nosso interesse maior é melhorar os serviços que nós estamos prestando à sociedade”, ressaltou o corregedor. 

Estiveram presentes o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Cleomadson Abreu, e o representante do 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, João Toledo.

Padronização de procedimentos

A implantação do Selo Digital nas serventias extrajudiciais de Alagoas é uma das prioridades da gestão do corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Tourinho, e a efetivação da tecnologia pretende cumprir a Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

No dia 1º de fevereiro, o corregedor publicou a Portaria nº 194, com o objetivo de criar o projeto-piloto para a implantação do Selo Digital QR Code em Alagoas. A intenção é aperfeiçoar a ferramenta para que atenda às necessidades dos cartórios do Estado. De início, três serventias extrajudiciais farão parte do projeto: o 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas, o 1º Tabelionato de Notas e Protestos e o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais – 1º Distrito.