Brasil

Abuso sexual na Igreja: ex-coroinhas relatam a polícia como tudo ocorreu

Padre Pedro Leandro, do estado de São Paulo, nega acusações

Por O Globo 19/02/2019 12h12
Abuso sexual na Igreja: ex-coroinhas relatam a polícia como tudo ocorreu
O padre foi afastado de suas funções na Diocese de Limeira por tempo indeterminado - Foto: Reprodução

Quatro ex-coroinhas procuraram a Polícia Civil de Araras, no interior de São Paulo, para registrar novas queixas de assédio sexual contra o padre Pedro Leandro Ricardo, da Diocese de Limeira. Os quatro deram, com exclusividade, relatos ao GLOBO.

A única denunciante que autorizou ter seu nome revelado foi Stela Bezerra, que é transexual e contou ao GLOBO que foi assediada pelo padre em 2005, quando tinha apenas 14 anos.

Em um trecho do relato dado à reportagem, ela descreve como ocorreu o primeiro abuso:

"Foi a primeira vez que me tocou. Fiquei paralisada, ainda não sabia como lidar com a sexualidade. Após alguns dias desse primeiro toque, ele (padre Leandro) me chamou em sua sala de novo para falar a respeito de vocação. Disse que eu não deveria seguir os passos do meu irmão, que era seminarista e que o padre considerava rebelde. Falou que se eu fosse obediente teria tudo dele. Ele então ficou na minha frente quando eu estava sentada numa cadeira. E olhando nos meus olhos segurou o meu pênis. Ele chegou ao ponto de salivar. Chegou a babar no canto da boca. Fiquei sem reação, em choque, até que alguém bateu a porta", contou Stela.

Padre Pedro Leandro Ricardo nega as acusações.