Política

Vereadores aprovam abertura de CEI para investigar rachaduras no Pinheiro

Treze vereadores assinaram solicitando a abertura da CEI, que foi aprovada pelos parlamentares em plenário

Por Assessoria 19/02/2019 20h08
Vereadores aprovam abertura de CEI para investigar rachaduras no Pinheiro
Vereadores aprovam abertura de CEI para investigar rachaduras no Pinheiro - Foto: Assessoria

Na primeira sessão legislativa de 2019, o vereador Francisco Sales (PPL) encaminhou um ofício ao Ministério Público Estadual (MPE) solicitando a paralisação das atividades da Braskem nos bairros de Mutange e Bebedouro e protocolou um requerimento solicitando a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para que os vereadores possam investigar as causas que provocaram as rachaduras no bairro do Pinheiro.

Acompanhando o problema enfrentado pelos moradores há um ano, Sales destaca que o legislativo precisa acompanhar de perto os resultados dos estudos realizadas pelo Serviço Geológico do Brasil, além de cobrar dos órgãos públicos informações concretas que possam auxiliar os moradores.

"Uma das maiores aflições dos moradores é a ausência de informações e percebemos isso durante o simulado. As pessoas participaram, mas pouco eles sabiam do que iria ocorrer. Os moradores querem uma explicação e o poder público tem esse dever de prestar todos esses esclarecimentos", colocou o vereador.

Treze vereadores assinaram solicitando a abertura da CEI, que foi aprovada pelos parlamentares em plenário. Segundo o vereador, mesmo durante o recesso parlamentar os vereadores dialogaram sobre formas de contribuir com os moradores do Pinheiro, principalmente para construir uma comunicação eficaz que possam esclarecer todas as dúvidas.

"Nós estamos preparando uma audiência pública e uma sessão ordinária para ocorrer diretamente do Pinheiro. Estamos ouvindo e queremos contribuir para que ninguém fique na aflição sem nenhum tipo de resposta", acrescentou Sales.

Paralisação das atividades da Braskem

A preocupação em solicitar a paralisação das atividades da Braskem nos bairros de Bebedouro e Mutange vem acompanhada do surgimento de rachaduras nas residências e em unidades educacionais, como a Escola Estadual Bom Conselho.

Segundo o vereador Francisco Sales, o pedido ocorre de forma preventiva até que sejam apresentados laudos mais conclusivos sobre as reais causas que estão provocando as rachaduras.