Justiça

4ª Vara teve a melhor taxa de produtividade entre as criminais da Capital

Audiências de instrução contribuíram para aumentar o número de julgamentos durante o ano, segundo o juiz Josemir Pereira de Souza

Por Ascom TJAL 21/02/2019 11h11
4ª Vara teve a melhor taxa de produtividade entre as criminais da Capital
4ª Vara Criminal de Maceió tem à frente o juiz Josemir Pereira de Souza - Foto: Caio Loureiro/Ascom TJAL

A 4ª Vara Criminal de Maceió obteve o maior índice de atendimento à demanda e a melhor taxa de produtividade entre as unidades criminais da Capital, segundo avaliação do Juízo Proativo de 2018, projeto promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

A unidade se destacou pelo índice de atendimento à demanda de 262%, que é a relação entre os processos que entram e os que são baixados, e pela taxa de produtividade de 337%, que engloba os processos novos e os julgados.

Em 2018, a 4ª Vara foi a que mais baixou e julgou processos, com 354 processos arquivados e 455 julgamentos. Durante o ano, chegaram 135 casos novos na unidade, que teve uma taxa de congestionamento de 77%, contando os processos já existentes e novos.

Para o titular da unidade, juiz Josemir Pereira de Souza, as audiências de instrução contribuíram para aumentar o número de julgamentos em 2018. “Chegamos a realizar 20 audiências por dia. Temos também uma boa equipe, bem coordenada, uma assessoria eficiente e compromisso com o trabalho. E sem audiência de instrução, não dá para julgar processos”.

O magistrado destacou que a prestação jurisdicional criminal dá maior segurança para a sociedade, além da tendência à diminuição de reincidência dos réus, que são julgados, condenados, e vão sofrer aumento de pena pelos crimes anteriores.

O levantamento do Juízo Proativo foi feito pela Divisão de Estatísticas da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP). Ainda não há data definida para a solenidade de premiação.