Justiça

Presidente Tutmés Airan conhece sistema integrado de segurança do TJSP

Visita ocorreu durante as atividades de mais um Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Por Ascom TJ-AL 22/02/2019 19h07
Presidente Tutmés Airan conhece sistema integrado de segurança do TJSP
Presidente Tutmés Airan conhece sistema integrado de segurança do TJSP - Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, conheceu o Centro Integrado de Monitoramento da Corte paulista, nesta sexta-feira (22). A visita ocorreu durante as atividades de mais um Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça do país, realizado em São Paulo.

Os desembargadores conheceram a unidade e as ferramentas tecnológicas utilizadas para a proteção das pessoas que trabalham ou se dirigem aos fóruns. Também acompanhou a visita o corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Martins.

O Judiciário paulista conta com controle de acesso aos edifícios, feito por biometria, crachás eletrônicos e, no caso de advogados, pelo código de barras da carteira da OAB. Também foram abordadas outras funcionalidades, como o Dispositivo de Segurança, popularmente chamado de “Botão do Pânico”, utilizados por magistrados em caso de emergências.

Encontro de Presidentes

Iniciado nesta quinta-feira (21), o encontro de presidentes visa trocar experiências entre as cortes de Justiça e estreitar a cooperação institucional visando ao aprimoramento da Justiça.

“Foi um encontro bastante interessante porque em primeiro lugar possibilitou que nós nos conhecêssemos, nos apresentássemos. Em segundo lugar, porque fizemos algumas discussões bem pertinentes para o momento atual, discussões que certamente renderão muito ainda. O ponta-pé inicial foi dado, fomos muito bem acolhidos e estamos felizes com o evento”, avaliou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.

O evento foi iniciado com o tema “A relação da magistratura e a mídia” com palestra do corregedor nacional de justiça, ministro Humberto Martins. Nesta sexta, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli (presidente) e Alexandre Moraes também participaram dos debates com os chefes dos Judiciários estaduais.