Entretenimento

'Green Book', 'Roma' e 'Bohemian Rhapsody' são os principais vencedores do Oscar 2019

'Green Book' levou como melhor filme

Por G1 25/02/2019 07h07
'Green Book', 'Roma' e 'Bohemian Rhapsody' são os principais vencedores do Oscar 2019
Essa foi a 91º edição do prêmio que é mundialmente conhecido - Foto: Reprodução/ Kevin Winter - Getty Images

A cerimônia do Oscar consagrou "Green Book: O Guia", "Roma" e "Bohemian Rhapsody" neste domingo (24), em Los Angeles.

A noite também foi importante pelo recorde de maior número de prêmios para profissionais negros (7 estatuetas) e para mulheres (15)em toda história da premiação.

"Green Book: O Guia", sobre a amizade entre um motorista racista e um músico negro, venceu como Melhor Filme, além de Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante (Mahershala Ali). A cinebiografia do Queen e de Freddie Mercury levou quatro estatuetas, incluindo melhor ator para Rami Malek.

"Roma" deu três prêmios a Alfonso Cuarón, incluindo sua segunda estatueta como diretor e o primeiro Oscar de Filme Estrangeiro para o México.

Outros destaques do Oscar 2019:

  • "A Favorita" bateu a favorita: Olivia Colman foi Melhor Atriz pelo filme "A Favorita". No discurso, ela pediu desculpas a Glenn Close, que era apontada como favorita ao prêmio, na 7ª indicação sem vitória
  • Lady Gaga levou por Melhor Canção com "Shallow", a única estatueta de "Nasce uma estrela"
  • Spike Lee ganhou seu primeiro Oscar "oficial", após prêmio honorário em 2006. Foi pelo roteiro original de "Infiltrado na Klan"
  • "Pantera Negra" levou 3 prêmios técnicos: trilha sonora, figurino (o 1º para profissional negro) e direção de arte (1º para uma mulher negra)
  • A Netflix foi premiada quatro vezes: além de "Roma", levou documentário em curta-metragem com "Absorvendo o tabu"
  • Rami Malek foi o melhor ator e celebrou a chance de contar a história de Freddie Mercury: 'um homem gay, um imigrante, que viveu a vida sem pedir licença'
  • Show do Queen abriu a cerimônia, a primeira sem apresentador em 30 anos
  • "Essa é uma história de amor. Sobre sabermos amar uns aos outros apesar das diferenças", disse o diretor Peter Farrelly ao agradecer no palco pelo Oscar de Melhor Filme de "Green book: O guia".

Três vezes Alfonso Cuarón

Cuarón levou prêmios de Fotografia, Filme Estrangeiro e Diretor. "Eu cresci vendo filmes em língua estrangeira... Como 'Cidadão Kane', 'Turabão' e 'O poderoso chefão'", comentou o mexicano ao vencer com "Roma" o prêmio de Filme Estrangeiro.

No último discurso, ele disse: "Agradeço à Academia por reconhecer um filme que trata de uma mulher indígena, e uma das 70 milhões de empregadas domésticas sem direitos trabalhistas. Uma personagem historicamente sempre deixada para trás. "

"O nosso trabalho é olhar para onde ninguém olha. Essa responsabilidade se torna muito maior numa época onde estamos sendo encorajados a não olhar. Muito obrigado Libo (sua babá na vida real, que inspirou o filme)", disse Cuarón.

Spike Lee e seu primeiro Oscar 'oficial'

Spike Lee levou seu primeiro Oscar competindo com outros profissionais, pelo roteiro adaptado de "Infiltrado na Klan". Em 2006, o americano ganhou um Oscar Honorário e na época criticou a quantidade de negros concorrendo ao prêmio.

"Diante do mundo, eu gostaria de reverenciar os ancestrais que construíram esse país, e também os que sofreram genocídios", disse ele em seu discurso.

"Os ancestrais vão ajudar a voltarmos a ganhar nossa humanidade. As eleições de 2020 estão chegando, vamos pensar nisso. Precisamos nos mobilizar, estar do lado certo da história. É uma escolha moral. Do amor sobre ódio. Vamos fazer a coisa certa", disse, citando seu próprio filme.

Pantera Negra e vitórias inéditas para negros

Ruth E. Carter ganhou o Oscar de Melhor Figurino e se tornou a primeira pessoa negra a levar nesta categoria. Outra vitória inédita veio com Hannah Beachler, a primeira mulher negra a ganhar em Direção de Arte.

"Isso levou tanto tempo... Spike Lee, obrigado por ser meu começo. Espero que isso te deixe orgulhoso. Marvel criou o primeiro super-herói negro, mas com o nosso figurino o transformamos em um rei africano", disse Ruth. A figurinista já havia sido duas vezes indicada, por "Amistad (1997) e "Malcom X" (1992), dirigido por Lee.

Um Oscar para Gaga

Lady Gaga não foi a Melhor Atriz, mas levou Melhor Música por "Shallow", junto com Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt, coautores da canção.

Ela se emocionou e agradeceu ao diretor do filme e colega de elenco em "Nasce uma estrela", com quem tinha cantado a música antes de rosto coladinho:

"Bradley [Cooper], não tem nenhuma pessoa no planeta com quem eu poderia cantar essa música a não ser você. Obrigada."

"Não é sobre ganhar, é não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe uma disciplina. Não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu e teve que levantar. É quantas vezes você fica em pé, levanta a cabeça e vai adiante", ela disse.

O cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos foi um dos nomes lembrados na seção que homenageou os artistas que morreram no último ano.

Veja a lista de premiados do Oscar 2019:

Melhor Filme

"Green Book: O guia"

Ator

Rami Malek ("Bohemian Rhapsody")

Atriz

Olivia Colman ("A Favorita")

Diretor

Alfonso Cuarón ("Roma")

Atriz coadjuvante

Regina King - "Se a rua Beale falasse"

Trilha sonora original

"Pantera Negra"

Ator coadjuvante

Mahershala Ali – "Green Book - O guia"

Roteiro adaptado

"Infiltrado na Klan"

Roteiro original

"Green Book - O guia"

Edição

"Bohemian Rhapsody"

Fotografia

"Roma"

Filme de língua estrangeira

"Roma"

Melhor animação

"Homem-Aranha no Aranhaverso"

Canção original

"Shallow", "Nasce uma estrela"

Figurino

"Pantera Negra"

Curta-metragem

"Skin"

Edição de som

"Bohemian Rhapsody"

Mixagem de som

"Bohemian Rhapsody"

 

Curta de animação

"Bao"

Direção de arte

"Pantera Negra"

Efeitos visuais

"O primeiro homem"

Maquiagem e penteado

"Vice"

Documentário

"Free Solo"

Documentário curta-metragem

"Absorvendo o tabu"