Geral

Com Ronda no Bairro, população redescobre tradição de frequentar espaços públicos

O índice de crimes nesses espaços caiu consideravelmente após a chegada do Ronda no Bairro

Por Agência Alagoas 25/02/2019 10h10
Com Ronda no Bairro, população redescobre tradição de frequentar espaços públicos
Com sensação de segurança elevada e atividades de qualidade, Ronda no Bairro devolve espaços públicos à população - Foto: Reprodução/Agência Alagoas - Adailson Calheiros e Thiago Tarelli

Que a população aprova o policiamento de proximidade do Ronda no Bairro já não é uma novidade, mas o que anda chamando a atenção e agradando ainda mais os moradores, comerciantes, turistas e frequentadores das áreas comerciais atendidas pelo programa é a possibilidade de aproveitar com segurança os espaços públicos.

É o que conta Ana Maria dos Santos Silva, 68 anos, moradora do Jacintinho desde os 13 anos de idade na região da Praça do Mirante. “Hoje as crianças brincam, jogam bola e está mais tranquilo. Antigamente era muita confusão. Os caras faziam as coisas erradas e corriam para cá. Com o Ronda aqui, os maus elementos não vêm mais para cá. Hoje em dia isso não acontece mais”, enfatiza a idosa.

Com um trabalho amplo e minucioso, a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda consegue elaborar um diagnóstico sociocultural de cada comunidade e promover, através de parcerias, ações de cunho cultural, esportivo e de lazer para movimentar esses equipamentos públicos.

Para abarcar todas as ideias e demandas de cada nicho populacional foi necessário criar dois projetos distintos, os principais no âmbito social do programa: o Ronda no Bairro Cultural e o Ronda no Bairro Presente, que levam apresentações artísticas e folclóricas que valorizam a cultura alagoana, além de ofertar ações de cidadania em espaços públicos como praças e mirantes, fazendo com que esses equipamentos urbanos sejam ocupados com qualidade pela população.

Vale ressaltar que o aspecto mais importante desse trabalho está em dialogar com os mais diversos atores inseridos no dia a dia de cada território, pois todas essas atividades são definidas a partir dessa escuta, numa forma de incentivar o protagonismo social, outro marco alcançado pelo programa do Governo do Estado.

“A nossa parceria com o Ronda no Bairro é excelente, veio para mostrar que segurança vai além da presença policial. Levar cultura e ações sociais para o povo, jovens, adultos e crianças, também é prevenir a violência e é essencial para a qualidade de vida do povo alagoano. Espero que muitas outras ações possam acontecer em conjunto ainda este ano”, afirma o presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), Cícero Silva de Farias.

O índice de crimes nesses espaços caiu consideravelmente após a chegada do Ronda no Bairro, pois no âmbito da prevenção à violência, uma das fórmulas de ouro é manter espaços públicos bem iluminados, ocupados de forma correta e com atrativos para a população, como reitera o subcomandante do programa, capitão PM Andrade.

“Segurança pública não se faz de forma isolada. É preciso que a sociedade entenda de que maneira pode contribuir com as forças de segurança para que possamos alcançar índices cada vez menores de violência em nosso Estado. E o Ronda, por unir o policiamento de proximidade com ações de cidadania e cultura, devolve à população o hábito de frequentar praças e mirantes”, conclui.

Segundo Jorge Souza Santos, morador da Jatiúca há 20 anos, essa nova forma de fazer segurança pública é bem válida. “A presença do Ronda inibiu as ações dos criminosos por aqui. Antigamente era assalto direto, roubo de celular, carteira e até bicicleta. Hoje em dia não vejo mais falar. As pessoas também voltaram a frequentar o Corredor Vera Arruda. Até novos empreendimentos comerciais foram abertos por aqui. Realmente fez muita diferença”, disse.