Cultura

Pinto da Madrugada justifica atraso e pede um dia para desfilar sozinho

Bloco é patrimônio imaterial da cultura alagoana

Por 7Segundos com Assessoria 25/02/2019 20h08
Pinto da Madrugada justifica atraso e pede um dia para desfilar sozinho
Pinto da Madrugada - Foto: Assessoria

A organização do Pinto da Madrugada divulgou nota pública nesta segunda-feira (25), para esclarecer atraso do bloco, que gerou descontentamento em alguns foliões e pede um dia para o bloco desfilar sozinho.

De acordo com a nota, a antecipação do horário das saídas dos blocos que integram a Liga Carnavalesca de Maceió, a qual o Pinto da Madrugada não faz mais parte, obrigou a organização a alterar o horário do desfile do Pinto da Madrugada para as 10 horas da manhã, para que o som dos trios elétricos não abafasse as tradicionais orquestras do bloco.

O atraso dos demais blocos, que chegou a quase duas horas, também teria atrapalhado a folia e em decorrência disso, o desfile teria durado mais tempo que o normal e em virtude do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que mandava a festa acabar às 17h, o Pinto precisou encerrar as atividades antes da dispersão.

A organização ainda pede que o Pinto da Madrugada ganhe um dia para desfilar sozinho, como acontece com o Galo da Madrugada em Recife.

Confira a nota divulgada pela organização do bloco:

Em virtude da insatisfação de alguns foliões que manifestaram descontentamento com o atraso do horário do Pinto da Madrugada, temos a esclarecer o que segue.

Há 20 anos, o Bloco Pinto da Madrugada entra na avenida no sábado antes do carnaval levando alegria, tradição e folia para todos os alagoanos. Nosso intuito é resgatar os tradicionais carnavais de rua, com frevo, orquestras, marchinhas, alegorias e muita fantasia.

Desta forma, o Pinto tornou-se patrimônio imaterial da cultura alagoana, a festa mais aguardada pelos foliões, além de projetar positivamente Alagoas no cenário nacional.

Durante todo esse tempo, a marca maior do Pinto da Madrugada é a de ser um bloco aberto, seguro e democrático, sem distinção de idade e classe social. Nossa maior preocupação sempre foi o respeito aos nossos foliões, das crianças aos mais idosos, que nos acompanham desde o nosso nascimento.

Ano passado, o Pinto da Madrugada tornou-se independente, e não faz mais parte da Liga Carnavalesca de Maceió. Alegando a necessidade de melhor ordenamento do desfile, os diretores da Liga acharam por bem antecipar os horários de seus blocos, colocando-os para desfilar com saída a partir do Iate clube, portanto, antes do Pinto da Madrugada que tem saída no início da Pajuçara.

Diante desta alteração, foi necessário que iniciássemos nosso desfile às 10 da manhã, cerca de 45 minutos a mais do horário que saíamos normalmente, para que os sons dos trios elétricos não abafassem as nossas tradicionais orquestras e não houvesse choque entre os blocos.

Ocorre que os trios elétricos parados na rua, o atraso dos demais blocos, que chegou a quase 2 horas, e a distância segura que precisávamos tomar em decorrência dos sons do trio foram prejudiciais para a nossa evolução. Em decorrência disso, nosso desfile durou mais tempo do que o normal e tivemos que encerrar as atividades antes da dispersão em virtude do TAC firmado com o Ministério Público, que mandava a festa acabar às 17h.

Pedimos desculpas aos foliões que estiveram presentes ao nosso desfile, ao mesmo tempo em que registramos que as falhas ocorridas foram provocadas por motivos que fugiram ao nosso controle.

Assim sendo, manifestamos nosso respeito e consideração a todos os blocos de Alagoas, mas não podemos negar que é chegada a hora do Pinto da Madrugada, em virtude de suas características peculiares, tal qual ocorre com o Galo da Madrugada em Recife, desfile sozinho na avenida no sábado das prévias carnavalescas de Maceió. Para isso, estamos abertos ao diálogo com todos os atores envolvidos com o carnaval alagoano.