Política

Marx Beltrão é o parlamentar de Alagoas mais influente nas redes sociais

No recorte estadual, Marx Beltrão é seguido pelo senador Renan Calheiros (MDB)

Por Divulgação 26/02/2019 15h03
Marx Beltrão é o parlamentar de Alagoas mais influente nas redes sociais
Marx Beltrão, deputado federal - Foto: Assessoria

Por Unidade da Federação, Marx Beltrão (PSD) é o parlamentar mais influente de Alagoas. O estado não tem representantes entre os Top20 do ranking FSBinfluênciaCongresso, divulgado essa semana.

O deputado ocupa a 167ª posição do total de 577 parlamentares listados. Em 2018, o indicador já monitorava e media a repercussão de todos os posts dos congressistas no Facebook e no Twitter e nessa edição de 2019 verifica também o Instagram. No recorte estadual, Marx Beltrão é seguido pelo senador Renan Calheiros (MDB) que está em 170º lugar e pelo deputado Paulão (PT), na 245ª posição.

A bancada de Alagoas está em 22º lugar no ranking geral. No ranking estadual há sete parlamentares reeleitos e cinco novatos no Congresso. Dos 594 parlamentares, 17 deputados federais, não figuram no ranking porque não postaram no período analisado, porque não possuem perfis públicos nas redes ou porque são suplentes que assumiram o mandato ao longo dos primeiros dias de fevereiro, e por isso só passarão a ser incluídos no FSBinfluênciaCongresso a partir de março.

Novo FSBinfluênciaCongresso

Para avaliar o desempenho do Novo Congresso nas redes sociais, o Instituto FSB Pesquisa desenvolveu um novo FSBinfluênciaCongresso. Além do Facebook e Twitter, o índice passa a levar em consideração a atuação e a performance dos deputados e senadores no Instagram, rede social que mais cresceu nos últimos anos no Brasil. Hoje, a participação dos deputados e senadores nas redes sociais é ainda maior.

Da atual legislatura, que tomou posse em 1º de fevereiro, todos os 513 deputados e 81 senadores estão presentes em pelo menos uma das três redes (Facebook, Instagram e Twitter). Dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 96,5% no Instagram e 79,3% no Twitter.

Na Câmara, além de 100% dos deputados estarem no Facebook, 97,3% estão no Instagram e 78,0%, no Twitter. Já no Senado, onde todos também estão presentes no Facebook, 91,4% têm perfil no Instagram e 87,7%, no Twitter.