Cultura

Biblioteca Estadual lança serviço de reserva de livros on-line

Interessados poderão pesquisar no acervo digital os volumes disponíveis

Por Agência Alagoas 27/02/2019 15h03
Biblioteca Estadual lança serviço de reserva de livros on-line
Nova ferramenta auxilia nas pesquisas dos interessados - Foto: Assessoria

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos lança um novo serviço pra população alagoana. A partir de agora, está disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), um link que leva o usuário a um sistema onde está catalogado todo o material bibliográfico do Equipamento.

A nova ferramenta promete auxiliar melhor nas pesquisas dos interessados, que podem ter acesso aos títulos disponíveis na palma da mão ou na tela do computador.

“A biblioteca vem se aperfeiçoando na era digital, fazendo da internet uma ferramenta de apoio. O usuário pode fazer uma busca rápida no site que apresenta um resultado completo a partir da palavra-chave usada. Ou seja, ele vai saber se dispomos do material que precisa antes mesmo de ir ao local. Caso ele queira reservar algum título on-line, é necessário fazer o cadastro na biblioteca, onde ele receberá um número de matrícula e senha. O serviço de empréstimo está disponível desde 2017”, explica a diretora da biblioteca, Mira Dantas.

As regras para o empréstimo de livros, mesmo com a ferramenta do acervo on-line, continuam as mesmas. Cada pessoa pode levar até no máximo três livros. Levar duas cópias do mesmo título não é permitido e algumas coleções especiais não podem ser retiradas. O prazo para devolução é de oito dias. Para cada dia de atraso, serão aplicados cinco dias de suspensão. Nesse período, o usuário não poderá pegar novos livros.

Para a secretária de cultura, Mellina Freitas, a ferramenta é uma boa aliada para o fomento da cultura no Estado. “Nosso equipamento reúne mais de 70 mil exemplares de livros. É um acervo que já vinha ajudando centenas de alagoanos nos mais variados assuntos. O novo serviço vem para facilitar ainda mais esse acesso a cultura e informação, tão essencial para o desenvolvimento de qualquer indivíduo”, diz a titular da pasta.

Os interessados no acervo on-line podem conferir o material bibliográfico disponível neste link.

A Biblioteca

A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 1865, inicialmente apenas como Gabinete de Leitura. Na época, ela ficava em outro prédio, localizado também no Centro da Capital. Foi no ano de 2013 que recebeu o nome de Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.  A homenagem foi decidida pelas grandes contribuições do escritor alagoano que tanto representa o Estado no Brasil e no exterior.

O equipamento cultural funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h. Agendamentos para visitas guiadas devem ser realizadas por meio do contato telefônico 3315-7877.