Ressocialização

Agentes penitenciários podem paralisar atividades em Alagoas

Categoria pede pagamento de horas extras, bolsas de qualificação e direito ao auxilio alimentação

Por 7Segundos 28/02/2019 10h10
Agentes penitenciários podem paralisar atividades em Alagoas
Agentes penitenciários reivindicam ao Governo do Estado pagamentos atrasados - Foto: Agência Alagoas

O Sindicato dos Agentes Penitenciários está avaliando suspender as atividades no Sistema Prisional de Alagoas por atraso em pagamentos de horas extras, em bolsas de qualificação e férias, de acordo com uma nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (38).

A categoria pede providência do Governo do Estado até a próxima sexta-feira (1), ou todos os procedimentos realizados pelos agentes penitenciários serão suspensos.

Auxilio alimentação por causa da baixa qualidade da comida e pagamentos retroativos de mudança de classe são reivindicados pelos agentes as secretarias de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Sobre a bolsa de qualificação, a Seris disse, em nota, que a Ordem Bancária foi encaminhada a Caixa Econômica Federal. O pagamento dos estagiários e demais serviços será encaminhado ainda hoje, segundo o órgão.  

Confira notas na íntegra:

SINDAPEN

O SINDAPEN vem tornar público inúmeros casos de desrespeito com o servidor nesse mês de fevereiro.

A começar do pagamento das horas extras trabalhadas e que não entraram no contra-cheque desse mês, podendo atrasar além do pagamento por ser feito o pagamento em folha suplementar, e por o processo ainda estar na PGE pra renovação. Aliado a esses casos de atraso, a adesão está cada vez menor e o efetivo diminuindo a cada mês e não temos oficialmente uma diretiva sobre o concurso público.

Também a bolsa qualificação que tem que ser paga até último dia do mês e até hoje a sefaz não liberou a cota financeira da SERIS pra fazer esse pagamento. Provavelmente atrasará também o repasse aos servidores.

Outra situação também que foi tirada as férias do contra-cheque de quem tem direito esse mês e não se resolveu ainda até a data de hoje.

Um direito do servidor que é o pagamento do retroativo da mudança de classe também está muito atrasado e existe uma cota limite para fazer esse pagamento. Processos com mais de um ano e ainda não foi pago o dinheiro devido.

A alimentação do sistema já é conhecida que não é de qualidade e não temos uma resolução efetiva do auxilio alimentação que tanto pleiteamos, como a PM e PC recebe pra comprar sua própria alimentação.

Diante disso, o SINDAPEN junto com a categoria está avaliando medidas mais drásticas, como SUSPENSÃO de todos procedimentos esses dias para chamar atenção do governo a fim de resolver até amanhã, pelo menos a parte financeira, e as demais o mais rápido possível.

Seris

Ordem Bancária de bolsa qualificação dos servidores penitenciários foi encaminhada a órgão responsável

Seguindo um compromisso do Governo de Alagoas para valorizar e melhorar as condições de trabalho dos agentes penitenciários , o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, informa que a Ordem Bancária referente ao pagamento da bolsa qualificação dos agentes penitenciários foi encaminhada a Caixa Econômica Federal.

Através da medida, o Governo do Estado reafirma o compromisso com os servidores penitenciários e reconhece a importância dos trabalhos desenvolvidos, que beneficia toda a sociedade alagoana com ações ressocializadoras e controle absoluto do sistema prisional.

O gestor informa ainda que a Ordem Bancária dos demais servidores e estagiários será encaminhada ainda hoje.