Agreste

Karol Gama não resiste a complicações após transplante e morre

Jovem adquiriu miocardiopatia periparto após nascimento da filha

Por Patrícia Bastos 28/02/2019 13h01
Karol Gama não resiste a complicações após transplante e morre
Karol Gama lutou bravamente contra doença cardíaca - Foto: Reprodução

Ana Karolina Gama de Morais Correia, 29, faleceu na manhã desta quinta-feira (28) cinco semanas após ter sido submetida a um transplante de coração. O estado de saúde da jovem se agravou nos últimos dias e familiares vinham pedindo orações pedindo pela recuperação dela.

A informação da morte de Karol Gama foi confirmada agora há pouco pela prima dela, Alyne Gama, que usou as redes sociais para fazer denúncias sobre a deficiência na rede de doação de órgãos em Alagoas. A jovem deixa marido, Marcos Aurélio Correia, e uma filha de um ano e cinco meses, Maria Cecília. 

O diagnóstico de miocardiopatia periparto veio dois dias após o nascimento da menina. Trata-se de uma disfunção cardíaca grave, que pode ocorrer no fim da gestação e se apresenta com sintomas como falta de ar, vômito e inchaço nos membros.

Devido a gravidade da doença, Karol Gama passou a ser priroridade na lista de espera de transplantes de coração, mas a demora em encontrar um órgão compatível fez com que parentes da jovem apelassem nas redes sociais, fazendo uma campanha pela doação de órgãos. Até mesmo a apresentadora da Record, Renata Alves, prima da jovem, se pronunciou sobre o caso.

A jovem passou pelo transplante de coração no dia 22 de janeiro, mas teve dificuldades no período pós-operatório. No dia 14 de fevereiro, parentes voltaram às redes sociais para pedir doações de sangue porque Karol estava com a contagem de plaquetas muito baixa. O estado de saúde dela voltou a piorar nos últimos dias e precisou ser entubada na última terça-feira (26). Na quarta, familiares reuniram os amigos em uma corrente de oração e novamente usaram as redes sociais para pedir que rezassem pela jovem. 

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento da jovem.