Geral

Deputada Cibele Moura é acusada de racismo por “fantasia” indígena

Publicação gerou centenas de comentários negativos nas redes sociais

Por 7Segundos 28/02/2019 14h02
Deputada Cibele Moura é acusada de racismo por “fantasia” indígena
Apesar de não apagar publicação, deputada estadual pediu desculpas - Foto: Reprodução/Instagram

A deputada Cibele Moura (PSDB), mais jovem parlamentar alagoana, publicou uma foto nas redes sociais usando adereços e pinturas que simulavam uma pessoa indígena.  A “fantasia” usada nas prévias carnavalescas gerou centenas de comentários contrários nas redes sociais e acusações de racismo.

“Essa fantasia é racista! Os povos indígenas fazem parte desse país e merecerem respeito, principalmente de uma representante do estado. Me diga qual a sua ligação com qualquer comunidade indígena? Qual projeto seu é em favor desse povo que é constantemente ameaçado?” escreveu um deles.  

“Que chacota com o povo indígena”, disse outro. Os seguidores também lembraram que a deputada alagoana foi eleita com a promessa de levar a “nova política” e “representatividade jovem” para Alagoas, o que, para eles, não representa a foto publicada pela parlamentar.

Apesar de não excluir a foto, Cibele Moura pediu desculpas pela publicação e disse que o debate a fez entender como a atitude foi “desrespeitosa”.

“Como toda Deputada Estadual, devo ter humildade pra ouvir e aprender com todos os Alagoanos. O debate nos faz evoluir como pessoas e como sociedade, porque nos faz ver o mundo pelo olhar do outro. As conversas que aconteceram na postagem me fizeram entender como minha atitude foi desrespeitosa a algumas pessoas, e por isso peço desculpas a quem se sentiu ofendido e agradeço às críticas construtivas. Meu objetivo é trabalhar com respeito às diferenças e cabeça erguida, é assim que quero meu mandato. Por isso nesse carnaval já firmo esse compromisso: #MeuBlocoÉRespeito”, dizia a postagem.