Religião

Arquidiocese divulga horários das celebrações da Quarta-feira de Cinzas

Celebração também é marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade

Por Redação, com assessoria 06/03/2019 09h09
Arquidiocese divulga horários das celebrações da Quarta-feira de Cinzas
Missas acontecem nesta quarta-feira (6) - Foto: Divulgação/ Pascom

O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, vai presidir três celebrações na Quarta-feira de Cinzas (6). As missas acontecerão às 6h30 e às 17h no Santuário Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, e às 19h30 na Catedral Metropolitana de Maceió. No Brasil, a celebração também é marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade.

As celebrações na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro de Maceió, serão realizadas na Igreja Nossa Senhora do Rosário, às 6h; Igreja São Benedito, às 7h; Igreja Nossa Senhora do Livramento, às 7h30, e na Catedral Metropolitana às 19h30.

No Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, acontecerão nos seguintes horários: 6h30, 11h e às 17h.

Quarta-feira de Cinzas

É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa. A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Campanha da Fraternidade

Em 1964, em pleno desenvolvimento do Concílio Vaticano II, realizou-se a primeira Campanha da Fraternidade, em âmbito nacional, sob os cuidados da CNBB. Expressão de comunhão, conversão e partilha, a CF tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.

A cada ano, os bispos do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), acolhendo as sugestões vindas dos regionais da CNBB, das organizações eclesiais, escolhem um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos. A campanha da fraternidade 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).