Concursos

Convocados em concurso de Coruripe esperam nomeação há mais de três meses

Denúncia afirma que vagas já foram preenchidas com PSS

Por 7 Segundos 11/03/2019 18h06
Convocados em concurso de Coruripe esperam nomeação há mais de três meses
Centro de Coruripe - Foto: Reprodução

Um grupo de aprovados no concurso público da prefeitura de Coruripe de 2016, que foram convocados pelo município no ano passado, aguardam até agora a nomeação para os cargos. Por meio de uma carta encaminhada ao 7Segundos, eles denunciaram que as vagas estão sendo preenchidas por trabalhadores contratados em regime temporário por meio de processo seletivo simplificado (PSS).

"Mesmo com a convocação feita há três meses (10/12/2018), com a entrega de todos os documentos solicitados e aprovação da junta médica oficial no município, estranhamente não fomos chamados para assumir nossos respectivos cargos. Sem nenhuma justificativa, a prefeitura não nos empossou e apesar disso, a prefeitura realizou processos seletivos para contratações de pessoal, informações que podem ser confirmadas no site da prefeitura de Coruripe", informa a carta.

O documento traz a relação com nomes de 68 profissionais aprovados para as áreas de Saúde, Educação e Administrativa, que foi publicada pelo Diário Oficial do Município, e informa que parte dos convocados atualmente está passando por dificuldades financeiras porque se desligaram de seus empregos anteriores por acreditar que tomariam posse na administração municipal em um prazo de 30 dias, conforme informava a convocação. 

A reportagem conversou uma das convocadas pelo município que espera a nomeação desde dezembro do ano passado. Ela afirmou ter conhecimento de que parte dos 68 nomes da relação foram empossados e já começaram a trabalhar, mas as nomeações não foram publicadas pela prefeitura.

"Para mim e para outras pessoas que aguardam a nomeação para várias áreas, o município não explica o motivo e simplesmente vai adiando a data da nomeação. A primeira vez foi em fevereiro, depois falaram que seria depois do carnaval, no começo de março e agora ficou para abril. Eu e mais algumas pessoas estamos pensando em ingressar com um mandado de segurança", afirmou a candidata, que conversou com a condição de não ter o nome revelado.

A promotora de justiça Hylza Paiva Torres de Castro, afirmou, por meio da assessoria de comunicação do Ministério Público, que está acompanhando a situação dos aprovados do concurso público e que, em recente reunião com o prefeito Joaquim Beltrão (MDB), ele teria se comprometido os últimos 28 convocados até o dia 1º de abril.

De acordo com a promotora, as vagas dos editais dos PSS da Saúde e da Educação do município não foram contempladas no concurso.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Coruripe, por telefone, na manhã desta segunda-feira (11), mas as ligações não foram atendidas.